FETEC 2023

Começa hoje a FETEC CAFÉ 2023

Evento acontece hoje e amanhã na Casa da Cultura, junto com o 5º Concurso Municipal de Qualidade de Café, o Paraíso dos Cafés Finos. Programação variada com shows, palestras, exposição e premiação marcam o evento
Por: . | Categoria: Agricultura | 15-11-2023 11:00 | 1561
Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

Começa hoje a FETEC Café 2023. O evento é promovido pela ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) em parceria com a Prefeitura de Paraíso e com a Emater. Este ano o evento acontece até amanhã, dia 16 e mais uma vez na Casa da Cultura, em concomitância com a quinta edição do Concurso Municipal de Qualidade de Café: Paraíso dos Cafés Finos.

A FETEC Café, diferente da feira realizada no parque de exposições em maio desse ano, será somente destinada ao café, com tecnologias, insumos e produtos voltados para essa lavoura, além de outras atividades lúdicas e sensoriais que os visitantes poderão participar.

A feira é promovida pela associação, através da ACIS SP Agro, e tem o objetivo de promover um ambiente de negócios favorável aos cafeicultores que estão em fase de trato cultural de suas lavouras e passam a ter contato com produtos, tecnologias e informações sobre novidades, formas corretas de aplicação de fertilizantes e defensivos, além de novas técnicas de manejo.

Toda estrutura necessária para a realização da feira foi montada, de forma que a cada passo o visitante possa encontrar novidades, informação técnica, além de novidades do setor cafeeiro.

Esse ano a FETEC Café será diferente da edição anterior. Haverá um aspecto mais parecido com um festival, onde os participantes contarão com várias atividades, eventos e shows, além das etapas semifinal e final do Concurso Municipal de Qualidade de Café: Paraíso dos Cafés Finos.

“Mais uma edição da FETEC Café com o concurso de cafés de qualidade da Prefeitura de Paraíso e vamos oferecer, no mesmo espaço, um ambiente de negócios e de informações aos cafeicultores que poderão visitar os expositores e confraternizar com participantes o encerramento da safra atual, além de celebrar a excelência do nosso café da Região de Paraíso. Essa atuação da ACISSP Agro nos aproxima do produtor para que, cada vez mais, possamos oferecer formas diferentes de apoio ao homem do campo”, comentou o diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza.

“Tivemos a primeira experiência com a promoção da FETEC Café no ano passado. A partir dela, crescemos nosso evento e organizamos a FETEC Agro no último mês de maio, no recinto da Expar. Agora a nova edição da feira da cafeicultura será uma mudança na forma de atuação. Os expositores presentes estarão ofertando produtos e serviços para o momento atual da lavoura, mas queremos oportunizar ao cafeicultor forma de aumentar sua renda, seja com a melhoria da qualidade do seu produto ou pela oferta melhor na comercialização, além de celebrar o final da safra. Estamos trabalhando para ser um grande evento”, completou o presidente da associação, Dr. Matheus Colombaroli.

A programação dos dois dias da FETEC Café é a seguinte:

Dia 15 de novembro – quarta-feira:

10h – Abertura
11h – Almoço de queima do alho
12h – Show musical com Moisés Violeiro
14h – Degustação de cafés especiais
16h – Workshop de torra
18h – Anúncio dos 20 finalistas do concurso de café e happy hour
20h – Encerramento

Dia 16 de novembro – quinta-feira

10h – Abertura e palestra do Mundo Mulher Café sobre importação e exportação impulsionando o agronegócio com Aline Pimenta de Almeida Souza
11h – Degustação de cafés especiais
12h – Oficina de barismo
16h – Workshop de torra
17h – Palestra sobre o mercado internacional de café com Paulo Március Campos da CNA/FAEMG/APEX
17h40 – Palestra inovação e tecnologia para o café com Evelyn Albuquerque – Pró Reitora de Inovação da UFLA
18h – Happy hour sertanejo
19h – Premiação do 5º Concurso de Qualidade dos Cafés – Paraíso dos Cafés Finos
20 – Encerramento 

O evento é gratuito e todas as pessoas estão convidadas, em especial os produtores rurais que poderão encontrar um ambiente favorável aos negócios e networking. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)