INAUGURAÇÕES

Paraíso amplia oferta na área de saúde com quatro serviços inaugurados

Por: Nelson Duarte | Categoria: Saúde | 21-11-2023 16:37 | 1065
Foto: Maria Eduarda Magalhães

Em cerimônia na manhã de segunda-feira, 20, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, foram inaugurados quatro serviços para a área de Saúde em São Sebastião do Paraíso. O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, presente à solenidade, destacou especialmente os da área de saúde mental, que segundo ele, “têm sido levados a sério aqui em Paraíso”.

“Para a Promotoria de Justiça da comarca de São Sebastião do Paraíso, que tutela a saúde pública, é sempre um prazer saber da reabertura de novos serviços, desse compromisso do setor público em prestar saúde pública de qualidade”, disse a promotora Manuella de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira. “Efetivamente o Ambulatório Municipal que possa a atender as demandas da saúde da família, que possa atender a UPA, o Ambulatório de Especialidades, só vêm acrescentar. Com relação à Residência Terapêutica é uma vitória para o município, uma luta da saúde mental que representa muito para o paciente psiquiátrico ou portador de dependência química ou alcoólica”.   A promotora parabenizou a todos que estão na luta diária pelo restabelecimento do SUS.

O deputado Antonio Carlos Arantes disse que se sente feliz por ter feito sua parte, e que os novos serviços se concretizaram porque em Paraíso há “um campo aberto para parcerias, porque normalmente quando um elo não funciona, a corrente arrebenta. Em Paraíso temos visto esta facilidade, os recursos têm chegado. Para a Santa Casa somente neste ano já foram R$ 1,3 milhão, e agora R$ 2 milhões”, explica.

Arantes salientou que o governador Romeu Zema tem sido feliz com sua equipe. Lembrou que está na vida pública há 34 anos, sendo três mandatos como prefeito de Jacuí, e seis como deputado, e nesse período foram muitos os secretários de Estado da Saúde, mas Fábio Baccheretti é diferente. “Com todas as dificuldades, os números da Saúde em Minas são fantásticos, acima da média, faz política sem ser político. A política do bem, da transformação”.

Kátia Rita Gonçalves, superintendente regional de Saúde, elogiou o prefeito Marcelo Morais “pela coragem e seriedade que tem conduzido as políticas de saúde no município. Ele está fazendo a diferença e vai deixar um legado”, tem “promovido o acesso aos cidadãos aos serviços de saúde”.

Kátia salientou como marco, o Centro de Especialidades implantado por Marcelo, por trazer “a otimização do processo de regulação, que em município que tem gestão plena, é fundamental, porque abraça não somente municípios da região, também os 27 que compõem a Regional de Passos, e de outras macrorregiões”. A superintendente também teceu elogios à descentralização dos serviços de Vigilância em Saúde, em especial, da Sanitária. “É um avanço e referência”, disse.

“Tenho que falar algo que incomodou muitos municípios na época da pandemia. O Marcelo foi o primeiro prefeito a montar um Centro de Referência de covid, experiência que foi passada para outros municípios”, complementou a superintendente.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eloiza Cristina Silva Amorim Silvestre, e a diretora de Saúde, Adriana Rogeri, também comentaram sobre os serviços inaugurados.

A Câmara Municipal procedeu entrega ao secretário Fábio Baccheretti do título de “Visitante Ilustre”, proposto pelo vereador Marcos Antônio Vitorino, com aprovação unânime dos demais vereadores. O presidente da Câmara Municipal, José Luiz das Graças afirmou que o prefeito Marcelo está colocando em prática “aquilo que já havia desenhado enquanto vereador. Tudo isso que tem sido entregue em termos de obras, é um trabalho que começou lá atrás, por uma pessoa que quer fazer a diferença, o melhor por São Sebastião do Paraíso. “Quando o gesto e vereadores estão compromissados, podem ter certeza que conquistas acontecem”, disse.

“Hoje entregamos uma obra que estava parada há anos, a USF no bairro Rosentina. O prefeito comprou a ideia e revitalizou, e hoje a entrega para a população. Na região macrosul, São Sebastião do Paraíso é o primeiro município no Estado a entregar à população a rede completa de saúde mental. Sabemos que existe uma tendência de se fechar hospitais psiquiátricos, e o prefeito se antecipou. Temos CAPS infantil, CAPS AB que está se transformando em CAPS III, com atendimento praticamente 24 horas e irá possibilitar internação de pessoas em sofrimento de saúde mental. Residência terapêutica para que possamos dar dignidade a pessoas que necessitam cuidados a mais em saúde mental”, afirmou o vice-prefeito Daniel Tales. “Ainda há muito a ser feito, mas estamos caminhando a passos largos, Paraíso nunca desenvolveu tanto, em pouco tempo, graças a parceria com o Legislativo, do secretariado. Continuaremos trabalhando”, afirmou.

Dr. Daniel comentou sobre a ampliação do Hospital de Queimados, enumerou outros feitos na área de saúde e agradeceu ao secretário Fabio Baccheretti. “Ainda pecamos quanto às cirurgias, mas infelizmente é algo que não depende da gente. Estamos com dinheiro disponível para custeá-las, no entanto encontramos empecilhos. Hoje é um dia muito importante para São Sebastião do Paraíso”, ressaltou.

O prefeito Marcelo Morais iniciou dizendo de seu reconhecimento ao Estado, ao deputado Antonio Carlos Arantes pelas intermediações que tem feito, à Câmara Municipal. “Se me perguntarem se estou satisfeito, digo que não, porque me cobro muito, e ainda há muita coisa a ser feita. Se estamos entregando a USF no Rosentina, ainda temos objetivo de construir as Unidades da Saúde da Família que estão em prédios alugados”.

Comentou sobre a compra de ambulâncias e UTIs móveis, e sobre a possibilidade de se credenciar o serviço de neurocirurgia na Santa Casa. Marcelo expôs a Baccheretti a necessidade de se construir em Paraíso um centro de convivência para o programa Vida Ativa. “Temos mais um ano pela frente para cumprir os dez por cento restantes dos compromissos que eu e Daniel assumimos realizar em nosso plano de governo”.

O secretário Fabio Baccheretti disse que a promoção da saúde é o que vai mudar sobremaneira nossas vidas, e temos uma política de promoção de saúde muito bem vista e avaliada no país inteiro, e assegurou recursos para a construção do centro de convivência para o Vida Ativa, e UBS no bairro Diamantina.

“Temos que falar aqui especialmente sobre saúde mental, população que ficou à margem, e tem sido levada a sério aqui em Paraíso. Com médico trabalhei muito na área de saúde mental, que é deixada de lado por políticas públicas. As pessoas sofrem muito, e sentem estigmatizadas. E o que estamos vendo em Paraíso é um grande exemplo que vai deixar a cidade realmente à frente de vários municípios. Poucos vi, enfrentarem este problema como está sendo enfrentado aqui. Vocês vão mudar a vida de pessoas diretamente, e de famílias envolvidas neste processo”, afirmou.

As obras inauguradas foram custeadas com recursos liberados pelo Governo do Estado. Além do secretário Fabio Baccheretti também estiveram presentes a subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Camila Moreira de Castro, a coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Taynara Fátima Silva de Paula.