A Associação dos Funcionários Municipais de São Sebastião do Paraíso procedeu nesta semana a manutenção de piscinas do clube, com a substituição de aproximadamente 120 azulejos, tarefa de alta complexidade, uma vez que é feita sem esvaziar a piscina, pois a referida piscina tem aproximadamente 450 mil litros de água, o que seria um desperdício e alto custo para a reposição.
Os trabalhos foram feitos pelo presidente do clube Emerson Mello, e o diretor Ubirajara Medeiros, os quais se qualificaram através de curso de mergulho, sendo credenciada a utilização dos equipamentos.
Emerson explicou que é a segunda vez que este trabalho é realizado em seu mandado. Os azulejos quebram e podem machucar os associados, a piscina é muito antiga com mais de 40 anos de uso, e com o calor enorme que tem feito, o fluxo de pessoas utilizando a piscina aumentou bastante, com isso os azulejos vem quebrando em maior quantidade.
O trabalho é feito igual a de um pedreiro, com a diferença de que é embaixo d’água. Retiram-se com cuidado os azulejos quebrados, pois podem danificar os outros, tira-se o excesso de massa, prepara-se o local, mede-se os tamanhos de cortes necessários, e depois aplica-se o produto próprio no azulejo, que em seguida são assentados no local preparado. Um peso é colocado em cima, e aguarda-se pelo mesmo 24 horas para que seja retirado.
O trabalho foi concluído em quatro dias, totalizando 20 horas de mergulho. Foram utilizados 6 cilindros de oxigênio, 20 latas de cola especial. A piscina infantil foi drenada para substituição de alguns azulejos danificados.