CURTAS

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-12-2023 04:44 | 430
Foto: Arquivo

Desde 2022
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Rodrigues Tavares, em resposta a reivindicação do vereador Luiz de Paula para que seja colocada placa de sinalização dando conta que é proibido retornar na rodovia MGC 491 onde foram colocadas barreiras de concreto, fez afirmação contundente “Já existe projeto de acesso aprovado pelo DER-MG desde novembro de 2022, entretanto a obra que é de responsabilidade do atacado ABC até o momento não foi iniciada”, disse o diretor-geral, com todas as letras.

Em grego?
O diretor do DER-MG complementou que no km 5.2 na MGC 491, naquele local para evitar a conversão à esquerda foi instalada barreira, a sinalização do eixo é com faixa dupla contínua e há placa de limitação de velocidade. “Parece que falo grego aqui. Estou cansado de pedir. As pessoas não estão respeitando as barreiras de concreto. Pedi para uma empresa fazer uma placa e vou colocar. Pedi para o DER-MG, Belo Horizonte, também na regional de Passos, pedi para o ABC não fizeram. Vou colocar a placa nesta semana para evitar acidentes”, afirmou o vereador Luiz de Paula.

“Acordar pra vida”
O vereador Luiz de Paula irritou-se com a resposta do DER-MG, alertando para o perigo constante de acidentes naquele trecho da rodovia. Afirmou que “tem que ser cobrado o atacado ABC, para acordar para a vida, pois está faturando em nosso município e não está nem aí se consumidores vão morrer ou não”. Bateu na tecla certa. Há mais de um ano que autorização para construção do acesso ao atacado ABC já foi concedida. E a informação é que estaria sendo feito orçamento para execução da obra. Trocando em miúdos, estão empurrando com a barriga.

Pressão
Copasa enviou ofício à Câmara no qual informa ter iniciado obras para melhoria do abastecimento de água em São Sebastião do Paraíso. Dentre as ações estabelecidas para implantação em curto prazo, foi construída nova unidade bombeamento de água no Jardim Diamantina que aumentou a pressão na rede existente, diz o ofício. 

Definitiva
Diz ainda que para solução definitiva está em fase de contratação a construção de nova adutora de diâmetro maior que irá aumentar o volume de água distribuído ao interligar o reservatório à região com maior disponibilidade de água. Esta etapa tem previsão de conclusão em até 180 dias, salienta o diretor de Operação da Copasa, Cleison Giacomini de Souza.

Voluntários
O vereador Marcos Vitorino (Marcão) apresentou segunda-feira (11), minuta de projeto de lei ordinária com teor que chama a atenção. Sua proposta visa a participação de membros da comunidade como voluntários em iniciativas nas áreas culturais, educacionais, científicas, recreativas, assistenciais dentre outras de atuação direta e indireta da administração municipal.

De graça
Marcão deixa claro que “esta iniciativa não se confunde com atividades de estágio profissional, tampouco estabelece vínculos empregatícios. A ação voluntária baseada na doação de tempo, trabalho em prol de causas sociais busca apenas respaldo legal para sua realização no âmbito do município”, ou seja, “voluntariado é diferente do estagiário que normalmente passa por processo seletivo, é remunerado. Trocando em miúdos, irá trabalhar de graça.

Diferente
Na realidade existem muitos voluntários que doam seus trabalhos diuturnamente em Paraíso em algumas entidades assistenciais, culturais, filantrópicas, progressistas, sim, sem remuneração, pelo simples prazer de servir ao próximo à comunidade. Diferente do projeto proposto pelo nobre vereador Marcão, que pretende ver voluntários atuando na administração municipal, direta ou indiretamente, e que ao ver desta coluna, não foi feliz em sua proposição.

Antas, sapos ...
Na última sessão deste ano da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso o vereador Lisandro Monteiro fez agradecimentos, ressaltou pontos positivos conseguidos pela edilidade e administração municipal como um todo. Concluiu que não foi um ano fácil, e enfrentou perseguições. “Matar um leão por dia é fácil. Difícil é desviar das antas, engolir sapos, e enfrentar as cobras, mas Deus é mais”, afirmou. 

MEMÓRIA PARAISENSE
Há 38 anos (13 de dezembro de 1985) o prefeito João Mambrini Filho fez entrega de termo de doação de terrenos no Parque Industrial I a representantes de empresas lá instaladas ou em fase de instalação. Foram mais de 40 empresários que tiveram escrituras definitivas. Reynaldo Formagio, como pioneiro no parque com sua Metalúrgica Formágio recebeu a escritura no Cartório do 2.º Ofício na presença do prefeito Mambrini Filho, do juiz de direito José Antônio de Faria e do promotor de justiça José Augusto da Silva Nunes. (Extraído do livro Efemérides Paraisenses)