AUTORIZADO

Deliberação autoriza Centro e Tratamento de Queimados Porte III em Paraíso

Por: . | Categoria: Saúde | 19-12-2023 17:27 | 906
 Hospital foi inaugurado oficialmente em fevereiro deste ano e contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Victor
Hospital foi inaugurado oficialmente em fevereiro deste ano e contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Victor Foto: Divulgação

Foi autorizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pelo Conselho Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG),  o credenciamento do Centro de Tratamento de Queimados Porte III em São Sebastião do Paraíso. Significa que a Santa Casa de Misericórdia, onde já funcionava o Hospital de Queimado Porte II, ou seja, para pessoas com queimaduras de até 30% no corpo, passa a ter a capacidade técnica no atendimento de casos mais graves, sem a necessidade de deslocamento do paciente para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, deste modo, o município de São Sebastião do Paraíso passa a ter o mesmo padrão do Hospital de Queimados João XXIII, no atendimento de casos mais avançados. “Em breve, não teremos que correr mais nenhum risco de ter que transferir pacientes com casos graves de queimaduras de São Sebastião do Paraíso e região para Belo Horizonte. Assim, acaba com esse vazio assistencial que existe em toda a nossa região”, acrescenta.

Morais ressalta que foi um trabalho árduo junto à Superintendência Regional de Saúde, para que fosse viabilizado a implantação do Hospital de Queimados Porte III no Município. “Gostaria, inclusive, de agradecer à superintendente regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, a todos que se empenharam direta e indiretamente, à Santa Casa que acreditou no projeto, a todos da nossa Secretaria Municipal de Saúde que entenderam a importância do projeto e trabalharam para finalizar toda a parte documental e ao deputado Arantes que conseguiu articular nossa demanda no Estado de forma mais rápida”, destaca.

Por fim, o prefeito destaca que agora o próximo passo é a Prefeitura dar os subsídios necessários em relação à documentação para que se efetive a transição do Hospital de Queimados de Porte II para Porte III. “Assim, teremos o mesmo contexto de atendimento do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e com isso acabamos com a possibilidade de transferência de pacientes de Paraíso e região para Belo Horizonte”, finaliza. (Secom SSP)