COLÉGIO NESFA

Como aproveitar a época do Natal para ensinar virtudes?

Por: . | Categoria: Educação | 20-12-2023 06:14 | 273
Foto: Reprodução

O Natal é uma época mágica. Para os cristãos, a data é sagrada. A cidade se enfeita, as pessoas ficam mais alegres, há troca de presentes. Mas Natal não é só festa. A data pode ser uma excelente oportunidade para exercitar as virtudes. Abaixo, apresentamos algumas atividades práticas que podem ser feitas em família para desenvolver as virtudes nas crianças.

  1. Enfeitar a casa para o Natal: virtude da ordem

Montar a árvore de natal, espalhar as luzes pela casa, montar o presépio, são estratégias que desenvolvem a virtude da ordem. Colocar cada coisa em seu lugar e cuidar para que o ambiente fique aconchegante, auxilia as crianças a se ordenarem no espaço e contemplar o belo.

  1. Confecção de cartões: virtude da gentileza

Que tal construir cartões natalinos e distribuir para os amigos, familiares, pessoas que trabalham em nossa casa? Uma atividade tão simples que pode alegrar as pessoas ao nosso redor. Incentive a criança a pensar em quem ela gostaria de presentear, nas preferências dessa pessoa. Fomentar a gentileza é um passo importante na construção do caráter.

  1. Hora dos agradecimentos: virtude da gratidão

Tirar um momento do dia para fazer orações em família e agradecer pelas bênçãos recebidas diariamente. A virtude da gratidão é muito importante para o desenvolvimento da autoestima. Precisamos ensinar nossos filhos a olhar para vida e procurar o lado positivo das coisas.

Neste Natal, a equipe do Colégio NESFA deseja a todos fé, saúde, paz, amor e alegrias. Que Jesus possa nascer no coração de cada um, renovando a esperança de um ano melhor.

Feliz Natal!

Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional