O prefeito da cidade de Alpinópolis, Rafael Freire, foi aclamado presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) para o ano de 2024, durante realização da 193ª Assembleia Geral Ordinária - a última de 2023. A eleição de Freire foi consensual, sem concorrência, mantendo a tradição da AMEG na escolha da diretoria da associação que representará os 24 municípios associados com uma população de 417.578 habitantes conforme o Censo 2022 do IBGE.
Para 2024, a composição da nova direção da AMEG será composta pelo prefeito Rafael Freire como presidente, a primeira vice-presidência estará a cargo do prefeito Daniel Ferreira da Silva, do município de São Tomás de Aquino e a segunda vice-presidência será ocupada pela prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Leite Lemos.
Já os prefeitos Marcelo de Morais, (São Sebastião do Paraíso), Onésio de Oliveira Andrade, (São Roque de Minas) e Nirlei Cristiani, (Ilicínea), serão os titulares do Conselho Fiscal, que terá como suplentes os prefeitos Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, (São José da Barra), Luiz Gonzaga Cintra, (Claraval) e Nelson Alves Lara (Guapé).
Logo após assinatura do Termo de Posse, o prefeito Rafael fez uso da palavra onde agradeceu o apoio dos demais prefeitos e assumiu o compromisso “de zelar pelo fortalecimento e crescimento da AMEG; de pautar a nossa atuação no diálogo, na democracia e na construção coletiva de uma gestão séria, transparente e dinâmica”, e ainda que pretende focar sua atuação na conservação e melhoria das estradas da região.
Um dos pedidos feitos pelos prefeitos ao presidente eleito e que teve apoio dos demais presentes, foi o retorno das Assembleias Itinerantes nas cidades associadas. O novo presidente afirmou que o pedido será acatado e que ele estará à disposição dos prefeitos como Presidente da AMEG para pleitear recursos e oferecer suporte aos municípios associados através dos serviços prestados pela AMEG como licitações, serviços de engenharia, castra-móvel, serviço de inspeção municipal, entre outros.
Participaram da reunião ainda os prefeitos de São João Batista do Glória, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Ibiraci e Cássia, além dos vice-prefeitos de Córrego Fundo e de Capitólio. A próxima reunião da AMEG sob a coordenação da nova presidência está prevista para acontecer na primeira semana de fevereiro de 2024. (Fonte: Ascom/AMEG)