Fora do ar
Em São Sebastião do Paraíso, quinta-feira (28), telespectadores não conseguiram sintonizar pelo canal aberto as tevês Globo e Alterosa. Ao que consta, um vendaval derrubou a energia na torre de Nova Resende, e as emissoras ficaram fora do ar por algum tempo de receptores em Paraíso. Houve quem imaginou poderiam ter sido furtados repetidores de sinais instalados logo depois da Pedreira Cantieri, pois esta prática chegou ser recorrente, anos atrás.
4 postes
Dois quarteirões da rua José de Bello, logo depois da avenida Monsenhor Mancini, há algum tempo tem ficado às escuras, devido frequentes apagões nas lâmpadas de pelo menos quatro postes de iluminação pública. Pelo local passa grande número de pedestres, e há relatos de que jovens e senhoras foram admoestadas naquele trecho, e logo depois, na rua Dario de Oliveira Jr. Pelo visto, não são lâmpadas queimadas, sim algum defeito intermitente.
3 meses
Mas sobre troca de lâmpadas, munícipes têm reclamado que já solicitaram a troca pelo número 3539-1053, disponibilizado pela prefeitura para a prestação de serviços . Há quem diga que está reclamando há mais de três meses, e a substituição não foi realizada. E queixam-se do atendimento quando retornam à ligação reiterando a solicitação. “Pagamos taxa de iluminação, e esse serviço não nos tem sido prestado”, ressaltam, se dizendo “reféns do medo”. Na época da Cemig isto não acontecia, ficou desse jeito depois que foi terceirizado”, apontam.
Coleta seletiva
Na esteira das reclamações também se destaca o descontentamento pela falta de coleta seletiva. Incentivou-se a separação do lixo, mas recicláveis têm ficado na porta de residências sem ser retirados. Papelão enxarca, e vira um caos. Garrafas e vidros ficam por semanas obstruindo calçadas. Moradora no Jardim Itamarati disse ter ligado expondo o problema, e em resposta ouviram que não há previsão para a coleta. Como se não bastasse, restos de móveis têm sido deixados em vias públicas.
Omissa
De que adianta falar tanto que precisamos cuidar do meio ambiente, se a Prefeitura não nos dá o suporte para direcionar esses materiais, questiona uma moradora no Itamarati. E complementa: “Esta situação é ruim, o povo vai se cansar e começar a jogar em terrenos baldios. A Prefeitura deveria dar exemplo, e está sendo omissa”.
183 mil
O Sistema MG-050/BR-265/BR-491 recebeu cerca de 183 mil veículos durante o feriado de Natal, no trecho entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas Gerais e São Paulo.
Eficiência
Quando se compara a eficiência de determinados serviços públicos, com similares do setor privado, números demonstram o porquê de insatisfações de usuários. Exemplo: um cidadão de São Sebastião do Paraíso adquiriu pelo Mercado Livre um par de tênis numa noite de sexta-feira, fornecedor de outro estado. Sábado, por volta das 14 horas o comprador já estava experimentando o calçado.
Nem notícia
O mesmo cidadão adquiriu outro produto pelo Mercado Pago. Pelo rastreamento verificou-se que desde às 6 horas o dia 23/12 o mesmo estava desembaraçado nos Correios, em Curitiba, e poderia ser enviado para o destinatário. O comprador buscou durante a semana informações pelos canais disponibilizados pelos Correios. Não conseguiu, apesar de insistir por alguns dias. Mensagem eletrônica repetidas vezes dava conta que o serviço estava sendo “atualizado”, sugerindo que ele voltasse ligar “mais tarde”. Também foi em vão a tentativa de falar com um atendente. Até o final da tarde de sexta-feira (29), o produto não havia chegado para o comprador.
Tentativas de fraude
Em outubro, foram contabilizadas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil, o que corresponde a uma a cada 3,2 segundos, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Em relação a setembro, o aumento foi de 2,3%. O segmento com a maior parte das ocorrências foi o de bancos e cartões (50,2%) e o menos visado pelos criminosos foi o de serviços (28,2%). A prevenção de fraudes é uma responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e autoridades, e todos devem estar atentos para proteger suas informações.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 30 de dezembro de 1906 (há 117 anos), nasce José Bento dos Santos que ficaria conhecido como Juca Enfermeiro. Durante décadas trabalhou na Santa Casa. Caso não houvesse médico disponível para atender casos mais simples de ferimento, tomava logo as medidas iniciais para fazer suturas e muitos outros procedimentos. Profissional competente, faleceu em 1996, e sua gentileza ficou no coração da cidade. (Extraído do livro Efemérides Paraisenses)