O município de São Sebastião do Paraíso registrou, entre os dias 25 e 26 de dezembro, o segundo maior volume de chuvas no Brasil, com 48,4 milímetros (mm), conforme apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este volume foi apenas ligeiramente inferior ao registrado em Porto Velho, Rondônia. Outras cidades como Silva Jardim (RJ), Diamante do Norte (PR), Sonora (MS) e Sacramento (MG) também tiveram altos índices pluviométricos.
Apesar do alto volume de chuvas, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de São Sebastião do Paraíso não registrou incidentes durante o período, conforme explicou o secretário João Paulo Bueno. Os danos mais significativos ocorreram em estradas rurais, especialmente em uma ponte na região da comunidade do Itaguaba, que ficou danificada, exigindo maior atenção daqueles que passam pelo local.
Apesar disso, de acordo com Marcelo Moraes da Silva (Cela Véia), presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, os prejuízos foram considerados pequenos se o volume de águas pluviais for levado em consideração. “Graças a Deus e às manutenções regulares feitas nas estradas, os prejuízos foram mínimos. As limpezas feitas pela prefeitura nas caixas secas permitiram com que as enxurradas tivessem maior vazão, reduzindo os danos nas estradas”, comenta.
O prefeito Marcelo Morais, responsável pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, também comentou sobre as ações de reparo já em andamento: “Já estamos recuperando as estradas rurais e pontes afetadas pela chuva, quase todas estão prontas. Essa [ponte] do Itaguaba já está dentro do nosso planejamento e deve ser consertada já no começo do ano”. Ele também mencionou o problema de alagamento no bairro Azulville, próximo ao bairro São Sebastião, afirmando que já há um planejamento da pasta para a instalação de um novo sistema de drenagem, que deve solucionar a situação.
No âmbito da agricultura, as chuvas também não causaram problemas significativos, como destaca Sirlei Sanfelice, extensionista da Emater-MG: “Tivemos pancadas [de chuva], mas nada que interferisse nas atividades do dia a dia do produtor, que ainda está roçando, adubando a terra. Está dentro do que ainda é previsível. Não tivemos nada de anormal na nossa região”.
A previsão do tempo indica que São Sebastião do Paraíso terá um final de semana de calor com pancadas de chuva ao final da tarde e à noite. No sábado, 30, a temperatura máxima deve atingir 31ºC com 7.6mm de chuva esperados. No domingo, a previsão é de máxima de 28ºC e 8.7 mm de chuva. Para o primeiro dia de 2024, a expectativa é de máxima de 26ºC e 17 mm de chuva.