No calendário político, 2024 promete ser ano movimentado tendo em vista às eleições municipais para prefeito e vereadores. Brasil afora, há algum tempo, pré-candidatos aos referidos cargos eletivos já traçam linhas de ação em busca dos almejados votos, conforme explica Mateus Zani, marqueteiro político que desde meados deste ano que se finda, tem orientado alguns deles.
Mateus Zani, músico e professor de música, trabalhou com produção artística 27 anos. Ingressou no ramo de marketing político em 2016, na época da pandemia, quando começou a estudar com o Marcelo Vitorino em uma das mais conceituadas escolas de marketing político do país. "Tenho me aperfeiçoado constantemente, e a grata satisfação em dizer que Vitorino tem me incluído em lives em seus canais de comunicação, onde participei de eventos", salienta Mateus Zani.
O mundo está em constante mutação, e na esfera política não é diferente, houve mudança de nichos, e no marketing político temos que estar atentos para oferecer soluções, a tempo e hora e, principalmente antevendo planejamentos que tragam resultados para candidatos que busquem nossa orientação. Participei em Brasília de um curso de comunicação governamental, recentemente do Imersão Eleições, que visa planejamento para produção de conteúdos para candidatos, e também no Fincop, em Brasília, o maior encontro de marketing político da América Latina, com a efetiva participação de marqueteiros de renome, explica Zani.
Mateus Zani é responsável pelo setor de Comunicação da Prefeitura de São Tomás de Aquino. Além de mentorias para proporcionar desenvoltura e conhecimentos para pré-candidatos Brasil afora, ele está cuidando da pré-campanha de um candidato em Chapadinha, no Maranhão. Já produziu e assessorou campanhas para prefeito, deputado federal e estadual. Ele ressalta que candidatos que fazem campanhas planejadas têm maiores chances de sucesso nas urnas.