Um homem foi preso no final de semana de 2023 depois de ser flagrado dirigindo um veículo clonado enquanto estava embriagado em São Sebastião do Paraíso. Durante a abordagem, também foi constatado que o carro havia sido furtado em Ribeirão Preto (SP) no mês de novembro.
Uma equipe da Polícia Militar Rodoviária realizava patrulhamento na altura do KM 637 da rodovia MCG-265, no perímetro urbano de Paraíso, quando por volta das 20h40, abordou o condutor de um veículo Toyota/Yaris. Durante a ação, o homem de 43 anos e que reside no município apresentou sua carteira nacional de habilitação (CNH), contudo, o documento estava vencido desde 26 de setembro de 2023. Ele também informou a polícia que não portava a documentação do veículo, mas que estaria tudo “Ok”.
De acordo com as informações, o condutor se portava de maneira nervosa, o que causou suspeita nos policiais, que solicitaram a sua saída do veículo. Foram realizadas buscas no interior do automóvel e nada de ilícito foi encontrado. Contudo, o homem apresentava sinais de embriaguez, como hálito etílico e olhos avermelhados. Ele passou pelo teste de alcoolemia, que apontou 0,15 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Em seguida, o suspeito confirmou que havia consumido três latas de cerveja.
Na sequência dos trabalhos, os policiais perceberam que a numeração do chassi do Toyota/Yaris não condizia com a placa do mesmo. Após pesquisa no sistema online da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ficou constatado que o automóvel, na verdade, era um modelo 2023 e havia sido furtado em Ribeirão Preto na data de 8 de novembro e que a placa foi substituída por outra, de um Yaris 2021 e sem queixa de furto e roubo, para ludibriar a fiscalização.
Ao ser questionado sobre a origem do veículo, o condutor informou que possui um lava a jato e que, cerca de 12 dias antes, três indivíduos desconhecidos haviam deixado o carro em sua empresa para lavar. O trio, no entanto, não teria retornado para buscar o automóvel.
O suspeito disse ainda que, devido ao fato de os homens não terem retornado e ele estar sem carro para sua locomoção, passou a usar o Toyota/Yaris e que, inclusive, estava a passeio no momento da abordagem. Ele foi preso em flagrante delito e conduzido para a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, enquanto o veículo foi apreendido e levado a um pátio credenciado pelo Detran na cidade. O trio que teria deixado automóvel na empresa de lava a jato não foram identificados.