Mais caro
Desde segunda-feira (1.º), a conta da Copasa ficou mais cara nos municípios em que a empresa é concessionária dos serviços de água e esgoto. O reajuste médio é da ordem de 4,21% nas tarifas de água e esgoto, autorizado pela Arsae-MG em novembro, para entrar em vigor, como de fato entrou, a partir de janeiro. Consumidores queixam-se que “não há tatu que aguente” a tarifa cobrada em Paraíso. Famílias de baixa renda têm direito a desconto.
Fedentina
Repórter do Jornal do Sudoeste ao passar na tarde de domingo (31) próximo à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, viu três homens próximo a uma “boca-de-lobo” onde jogavam urina retirada de tambores utilizados em banheiros químicos utilizados próximos às tendas onde se realizou a Congada. Utilizando mangueira, tambores foram esvaziados na rede de esgoto de água pluvial. No dia seguinte, um mau cheiro era sentido à distância. Descarte em local nada apropriado.
Peixes mortos
Leitor do “JS” enviou fotografias registradas no final de semana na Lagoinha. Estava em um bar no entorno da lagoa e notou formação de espumas na água. Conforme disse, percebeu também estranho odor. Horas depois no local surgiram peixes da espécie “cascudo” começaram boiar, sem vida. Ao que consta, anteriormente, há pouco tempo, isso já ocorreu.
Sede do Jemg
São Sebastião do Paraíso será sede regional do Jemg 2024. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), divulgou na última semana do ano, os 60 municípios que serão as sedes das etapas Microrregional (54) e Regional (seis) dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2024. A iniciativa inédita, já que geralmente as cidades eram divulgadas no ano da competição, foi tomada para facilitar a organização das sedes no que diz respeito ao preparo das áreas de competições, alojamentos, rede hoteleira e de alimentação, além da logística das delegações participantes.
Morreram menos
Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres e os motociclistas ou garupas morreram menos nas vias urbanas de Campinas em 2023, em relação ao ano passado. É o que apontam os dados do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito divulgado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pela gestão do trânsito na cidade.
Permanentes
Diversas ações para fortalecer a segurança de pedestres e motociclistas e salvar vidas no trânsito vêm sendo realizadas pela Emdec. De forma permanente, são realizadas blitze de fiscalização e educativas voltadas para a segurança dos motociclistas. Eles também foram o principal público da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que alertou para a importância do respeito aos limites de velocidade. Entre as ações permanentes estão abordagens educativas voltadas para pedestres em cruzamentos com altos índices de sinistros. Em 2023, foram quase 500 ações educativas realizadas e 110 mil pessoas impactadas.
Bom exemplo
Como experiências exitosas podem e devem ser copiadas, fica a sugestão à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de São Sebastião do Paraíso que adote medidas semelhantes, de forma permanente, e que não fique limitada apenas a um mês específico, como tem ocorrido. O trânsito de longa data tem sido motivo de preocupação entre paraisenses, assunto tratado reiteradas vezes aqui pelo Sudoeste. Não se tem qualidade de vida desejada, em município em que o trânsito está desgovernado. Os números de acidentes diários, assim comprovam.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 3 de janeiro de 1997 trinta e um jovens empreendedores compõem a primeira turma da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG). Com metodologia do Sebrae, baseada em modelo austríaco, a ETFG oferecia o ensino médio junto ao curso técnico em Administração. Sua entidade mantenedora a Acissp, e seu presidente Ailton Rocha de Sillos, foram determinantes para a vinda da escola para Paraíso. A inovadora escola teve suas atividades descontinuadas em 2016.