PROJETOS SUSTENTÁVEIS

Sicredi recebe prêmio internacional por financiar projetos sustentáveis

Vencedor da categoria “Lender of the year”, foi reconhecido por financiar projetos de energias renováveis, eficiência energética, agricultura sustentável e apoiar pequenas e microempresas.
Por: . | Categoria: Brasil | 01-01-2024 14:58 | 48
Joao Pedro Segabinazzi Stephanou
Joao Pedro Segabinazzi Stephanou Foto: Reprodução

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, foi reconhecido pelo Environmental Finance Impact Awards 2023, na categoria Lender of the year, por financiar projetos nacionais ecologicamente corretos, entre eles, de energias renováveis, eficiência energética, agricultura sustentável e pequenos e microempresas. A premiação foi divulgada neste mês de dezembro, considerando as operações no recorte de abril de 2022 até setembro de 2023. 

Entre os fatores que colaboraram com o reconhecimento ao Sicredi estão o volume de empréstimos concedidos alinhados à sustentabilidade, transparência nas métricas de impacto positivo e o planejamento da instituição para me-lhoria contínua de suas estratégias e resultados de investimentos de impacto positivo.” Entendemos que a ligação entre meio ambiente e economia é cada vez maior, por isso nosso papel na disseminação da agenda ESG é fundamental. Como uma instituição financeira cooperativa, esperamos apo-iar, cada vez mais, projetos sustentáveis que resultam em equidade social ao mesmo tempo que reduzem os riscos ambientais e as captações internacionais têm sido fundamentais para isso”, diz João Pedro Stephanou, gerente de Finanças Sustentáveis do Sicre-di.

Atualmente, a carteira relacionada à Economia Verde do Sicredi totaliza mais de R$ 35 bilhões. Essa carteira compreende produtos e serviços financeiros que possibilitam igualdade social, ao mesmo tempo em que reduzem riscos ambientais e escassez ecológica. Do saldo da carteira, 23% correspon-dem à agricultura de baixo carbono e 16% à energia renová-vel  A carteira de crédito destinada especificamente a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres é de R$ 15,7 bilhões.

Integrante do Pacto Global da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Sicre-di é comprometido com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nas operações de financiamento sustentável estão sendo atendidos os objetivos números 3, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, que buscam promover iniciativas para o gerenciamento de riscos ambientais, sociais e climáticos.

O prêmio Environmental Finance Impact Awards é concedido pela revista britânica Environmental Finance, especializada em conteúdo voltado para investimentos sustentáveis, e procura reconhecer e recompensar o trabalho de investidores de impacto em todo o mundo, destacando as melhores práticas em todas as classes de ativos e geografias. Seu processo de avaliação é feito por um painel de jurados composto por investidores, juntamente com a equipe editorial da revista que avaliam individualmente cada inscrição. Fabiana do Prado Sánchez