CONGADEIROS

Casa do Congadeiro “Manoel Ferreira dos Santos” é inaugurada em São Tomás

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 17-01-2024 09:11 | 841
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Tomás de Aquino inaugurou no dia 30 de dezembro a Casa do Congadeiro “Manoel Ferreira dos Santos (Tineca), sonho antigo de congadeiros aquinenses. Trata-se de espaço onde os ternos podem se reunir para realizar eventos beneficentes a fim de obter recursos para manutenção dos ternos.

Trata-se de espaço dedicado ao Congado, já que é a festa mais tradicional do município, sonho de muita gente que foi realizado. Construído em sete meses, em local onde foi demolido antigo casarão”, explica a secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Germana Pessoni Neves Carvalho.

Esse sonho se tornou realidade em 2023, sendo utilizado recurso financeiro de emenda do deputado Cássio Soares e contrapartida do município (Prefeitura) que conseguiu o espaço ao adquirir um casarão.

Por indicação do vereador André Carvalho, a Casa do Congadeiro foi nomeada “Manoel Ferreira dos Santos (Tineca)”, congadeiro estimado pelos aquinenses. É avô do prefeito Daniel Ferreira da Silva. “É uma alegria para todos os aquinenses, sobretudo para os congadeiros que agora podem desfrutar e fazer uso deste espaço da melhor maneira possível”, disse o historiador e diretor de Cultura, Luiz Carlos Martins da Silva.

Grande número de familiares do homenageado compareceram à inauguração. “Imagina a emoção que devem estar sentindo. Seu avô fez história e hoje você está fazendo também como prefeito de nossa cidade”, disse André Carvalho, dirigindo-se ao prefeito Daniel.

“Fiquei muito emocionado, porque partiu da população, da Câmara de Vereadores, a indicação da homenagem ao Tineca, e hoje inaugurar este barracão com o nome dele me deixa muito satisfeito. Uma obra de suma importância, para nosso município. Eu que venho de família muito simples, sei da luta de quem participa do Congado. Você briga para manter a cultura viva. Hoje estar prefeito e poder fazer jus, dar um local e dar voz ao pessoal da cultura, é muito gratificante. Era um sonho de meu avô que infelizmente faleceu quando eu tinha quatro anos.

Mas minha mãe que sempre vem revivendo, me diz que um dia viria alguém que faria valer o Congado. Hoje estou aqui presente, prefeito, e graças a Deus pude entregar esta obra magnífica para o nosso Congado”, disse Daniel. (Matéria produzida pela Líder TV)

Terreno onde foi construído a Casa do Congadeiro