O vereador Juliano Reis usou o grande expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, segunda-feira,19, para apontar problemas causados pelas enxurradas que têm atingido várias vias públicas da cidade nas últimas semanas devido às fortes chuvas. Biju apresentou ao plenário fotos e vídeos de locais inundados e com mau cheiro, que atribuiu principalmente à falta de manutenção e estruturação das bocas de lobo e dos bueiros.
Segundo o vereador, o acúmulo de água pluvial tem invadido as casas e os comércios dos moradores, causando prejuízos materiais e afetando a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Ele citou como exemplos as ruas Maria Amélia, Evaristo M-laguti, Washington Martoni e Soares Neto, além do Residencial Belvedere, onde a água fica empossada facilita o surgimento, inclusive, de animais peçonhentos, ratos e do mosquito da dengue.
Biju também criticou gestões anteriores por não se atentarem para o desvio da água pluvial e por fazerem “uma lambança” que piorou a situação em várias localidades de Paraíso. Ele disse, ainda, que a cidade precisa de uma estruturação para a captação de água pluvial e que os bairros de periferia são os mais afetados. “Imagina você sendo uma dona de casa, ter que lidar com essa situação dessas,ter que levar seu filho para a escola, ter que buscar um socorro médico a pé. Como que você transita em meio a toda essa água? Tem que ter um barco”, diz.
Durante sua fala, Biju também propôs como solução a implantação de bocas de lobo e bueiros inteligentes, que são dispositivos com um gradil que funciona como um coador, impedindo que o lixo obstrua a passagem da água e facilitando a limpeza pelos servidores municipais. Inclusive, já existe um projeto de lei criado em parceria com um engenheiro e que já foi aprovado pela Casa. “Esse é um sistema realmente inteligente, que já deu certo em outras cidades e que pode trazer muitos benefícios para São Sebastião do Paraíso”, completa o vereador.
Ao final de seu pronunciamento, Biju solicitou que a Câmara encaminhasse ao prefeito Marcelo Morais, indicação para implantar o sistema das bocas de lobo e dos bueiros inteligentes no município, além de requisitar a limpeza de mecanismos captação das águas pluviais de algumas vias da cidade.
PREFEITO SE MANIFESTA
Na manhã de terça-feira, 20, a reportagem do Jornal do Sudoeste entrou em contato com o prefeito Marcelo Morais a respeito dos apontamentos feitos pelo vereador Juliano Reis no dia anterior. O chefe do Poder Executivo, que também responde pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, declara que, por mais que a Prefeitura trabalhe na limpeza e manutenção das bocas de lobo e bueiros, muitos desses dispositivos voltam a apresentar problemas porque parte da população insiste em descartar lixo e entulho de forma irregular, entupindo as entradas das águas das chuvas.
“Tem boca de lobo que já limpamos dez vezes em um curto período. Se a população não colaborar, não adianta o vereador sugerir ou o papa rezar, pois não conseguimos resolver tudo sozinhos. Também não adianta tirar foto e postar em rede social, tem que cada um fazer a sua parte”, destacou o prefeito.
Sobre a implantação dos bueiros inteligentes, Morais não descarta o projeto, mas afirma que, se a postura da população não mudar em relação ao descarte de lixo, os problemas permanecerão. “Eles [dispositivos inteligentes] também entopem com o lixo e entulho. Não estou tirando a responsabilidade da Prefeitura não, e seguimos trabalhando pra melhorar a cada dia, mas não vai adiantar nada sugerir algo se a própria população que reclama pro vereador e pro prefeito continuar jogando lixo na rua”, disse o prefeito.
Morais ainda comparou a situação dos alagamentos com a da dengue. “É igual. Todo mundo sabe o que tem que fazer, todo mundo, a maioria, não faz, aí todo mundo fica doente. Ah, a responsabilidade é da prefeitura”, conclui o prefeito.