O problema persistente de animais de médio e grande porte, como cavalos e vacas, vagando livremente pelas ruas de São Sebastião do Paraíso, foi mais uma vez pauta na Câmara Municipal. A questão, que não é novidade para os vereadores, foi abordada com preocupação pelo vereador Pedro Delfante durante a sessão ordinária de segunda-feira, 26.
Da tribuna, Delfante expressou sua inquietação: "Animais de médio e grande porte como cavalos e vacas soltos pelas ruas de Paraíso é um problema que se arrasta há anos e continua trazendo problemas à população". Ele enfatizou a gravidade da situação, apontando não apenas para os maus tratos aos animais, mas também para o risco significativo que representam para a segurança no trânsito e a integridade física dos cidadãos. O vereador citou avenidas de grande movimento, como Zezé Amaral e Dr. José de Oliveira Brandão Filho, próximo ao prédio da Câmara e o novo Fórum, onde é comum ver esses animais pastando ou atravessando as vias, aumentando o risco de acidentes, especialmente à noite.
O vereador cobrou do poder público ações efetivas para a fiscalização e controle dessa problemática, mas destacou os esforços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil em registrar ocorrências e tentar responsabilizar os donos dos animais envolvidos em acidentes.
Porém, Delfante ressaltou a limitação atual do poder público em lidar com animais que não estão diretamente envolvidos em acidentes de trânsito, mas que seguem soltos pela cidade, causando tumulto e gerando riscos. A fim de tentar reduzir o problema, ele fez um apelo direto aos proprietários de animais, pedindo que tomem medidas responsáveis para evitar que seus animais circulem livremente pelas vias públicas. "É uma questão séria: vacas e cavalos soltos são um perigo", ressaltou, incentivando a população a denunciar qualquer avista-mento de animais soltos à Guarda Civil Municipal.
Por fim, o vereador lembrou que existe um projeto da Prefeitura de Paraíso de se construir um abrigo para animais abandonados de médio e grande porte. Sendo que este local já estaria em processo de licitação pelo Executivo. Até lá, Delfante defende que o poder público busque parceiros dentro do município para abrigar temporariamente esses animais até que espaço apropriado para este fim esteja em operacionalização.