A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) em parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras), campus de Paraíso, e com a Libertas Faculdades Integradas, iniciou um projeto de formação e capacitação de profissionais e estudantes da área de tecnologia.
Para a operacionalização desse projeto foi feita pesquisa online com o público alvo sobre temas específicos do segmento que seriam mais interessantes. O resultado foi inteligência artificial como o tema mais votado, seguindo de computação em nuvem, ciência de dados, desenvolvimento web. Conteinerização de aplicações com Docker, internet das coisas (IoT) e design e implementação de RESTFul APIs (WEB API).
Na última semana representantes das três instituições estiveram reunidos para definição das próximas etapas, como organização dos professores e profissionais que iriam transmitir os treinamentos e capacitações sobre cada tema escolhido, a formação de um calendário geral e os locais onde serão realizados os cursos: ACISSP, UFLA ou Libertas.
"A ACISSP foi procurada pelo Professor Neumar da UFLA com a proposta de desenvolvermos um projeto de formação em engenharia de software, com cursos e treinamentos voltados para profissionais e estudantes. Acolhemos a proposta e envolvemos a Libertas, que tem o curso superior de sistemas de informação, para juntos implantarmos e alcançarmos o maior número possível de pessoas. Colocamos a estrutura da associação a disposição para conseguirmos alcançar esse objetivo e acredito que será muito positivo, uma vez que essa área de trabalho está em expansão e, na verdade, faltando profissionais para atuação no segmento", comentou a coordenadora geral da ACISSP, Cacilda Zanetti.
O próximo passo é um novo encontro com representantes das três instituições, a ser realizado no dia 11 de março, para a definição do calendário de atividades. (Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)