CONFIRMADOS

Paraíso tem 105 casos de dengue confirmados

Dados da Vigilância em Saúde foram atualizados no dia 1º de março. Situação ainda é considerada “sob controle”, mas requer cuidados
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 09-03-2024 14:12 | 614
Foto: Divulgação/Fiocruz Saúde

São Sebastião do Paraíso iniciou o mês com cerca de 550 casos notificados de dengue no município em 2024. Os dados são do Departamento de Vigilância em Saúde e contemplam o período de 1º de janeiro a 1º de março. A situação da doença na cidade é considerada sob controle pelas autoridades locais.

Segundo os números divulgados pelo órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, até o primeiro dia do mês, 551 pessoas haviam procurado o sistema de saúde público ou participar da cidade com sintomas semelhantes aos da doença. Destas, 105 testaram positivo para dengue, 160 casos foram negativados, 193 faltaram ao exame de sangue ou se recusaram a fazê-lo e 286 ainda aguardavam resultado do teste laboratorial. Nenhuma morte foi registrada neste ano em Paraíso e não há nenhum óbito em investigação. Informações obtidas pela reportagem do Jornal do Sudoeste junto à Santa Casa dão conta de que três pessoas estariam internadas nesta semana. Em 2023, quando o município sofreu com a epidemia de dengue, oito pessoas morreram com complicações da doença. 

Luciano Santana, coordenador do Departamento de Controle de Zoonoses, afirma a situação no município continua controlada, contudo, requer a atenção das equipes de combate a endemias e da população. “Não podemos deixar de tomar cuidado e fazer nossa parte quando assunto é a dengue. Basta ver os números em outras cidades do estado e até mesmo da região. Em poucos dias, tudo pode mudar. Vamos continuar com o nosso trabalho e pedimos para que a população continue vigilante, fazendo a sua parte”.

 Neste final de semana, a Vigilância em Saúde realizou um mutirão de limpeza no Jardim Europa, que está na lista dos bairros com mais notificações de dengue em Paraíso neste ano, com 13. Centro (33), São Judas (31), Vila Formosa, Jardim Planalto (21), Jardim Diamantina (20), Guardinha (15), Residencial Santa Tereza (13), Parque Belvedere (13), Loteamento São Sebastião (13) e Jardim Coolapa (13) completam a lista.