MINAS GRITA PELO LEITE

FPPL marca presença no movimento "Minas grita pelo leite" em Belo Horizonte

Iniciativa tem o objetivo de cobrar ações do Governo Federal em prol do setor leiteiro e acontece na próxima segunda-feira (18)
Por: . | Categoria: Agricultura | 16-03-2024 03:19 | 23
Foto: Arquivo

A cada dia que passa, a situação vivida pelos produtores brasileiros de leite tem se agravado. Muitos já foram obrigados a largar o ofício e outros não sabem até quando conseguirão aguentar. Para pressionar e cobrar ações do Governo Federal, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) organiza, na próxima segunda-feira (18), o movimento nacional "Minas Grita pelo Leite".

A iniciativa conta com a participação de diversas instituições ligadas ao setor como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Emater, Abraleite, Fecomércio, IMA, EPAMIG, associações, cooperativas e a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), que estará representada por sua presidente, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG).

"Antes de ocupar um cargo na Câmara dos Deputados eu sou produtora de leite e em 2023 vi uma mobilização nunca antes vista do setor para buscar melhores condições. Mas infelizmente nossas ações não resultaram em auxílio concreto para os produtores e é isso que estamos buscando: respeito, valorização e condições dignas", ressaltou Ana Paula. 

Entre as pautas a serem abordadas no evento estão as importações desenfreadas de leite dos países do Mercosul, o risco de desabastecimento do mercado interno, aumento do preço do leite para o consumidor final e a adoção de medidas compensatórias imediatas. O "Minas Grita pelo Leite" acontece a partir das 10h, na Arena multiuso do Expominas no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.

"A pecuária leiteira movimenta a economia em 99% dos municípios, emprega milhões de pessoas e merecemos que o nosso setor alcance status de política de estado. Só assim venceremos a pior crise da história!", finaliza a deputada.

(Imprensa Dep. Ana Paula Junqueira Leão)