ARTES CÊNICAS

Grupo apresenta festival de artes cênicas na Praça da Fonte neste fim de semana

"Deveras Fest" terá apresentações de peças teatrais, música, poemas e encenações com artistas locais. A entrada é franca
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cultura | 29-03-2024 00:42 | 33
Foto: Arquivo

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, um grupo de artistas de São Sebastião do Paraíso realiza na noite de sábado, 30, um festival de artes cênicas na Praça Comendador João Alves (Fonte) com apresentações de peças teatrais, música, poemas e encenações. A entrada é franca.

O Deveras Fest é o primeiro evento com iniciativa independente organizado pelo grupo teatral Deveras Artes e tem como objetivo apresentar à comunidade paraisense o trabalho e o talento dos artistas da cidade. Todo o elenco que vai participar do festival vive em Paraíso.

Patricia Longo, atriz e diretora do grupo, explica que a intenção do Deveras Artes é fortalecer a cultura no município e conta com a presença da população no festival, que terá início às 18h30. "Nosso grupo teatral tem trabalhado muito nessa missão de espalhar a arte do teatro para todos. Esse evento que vamos realizar foi preparado para que através de nossa arte possamos levar ao público muita emoção e diversão. Nossos atores estão trabalhando para fazer do Deveras Fest uma noite inesquecível".

Desde 2022, o grupo teatral tem trazido clássicos e contos tradicionais para o coração da cidade de forma gratuita. O repertório é diversificado, transitando entre Shakespeare e Drummond, Machado de Assis e Cora Coralina, Cecília Meireles e narrativas folclóricas brasileiras.

Segundo a atriz, diretora e produtora do grupo, após a pandemia, que impôs desafios significativos para as artes cênicas, o trabalho emergiu como um farol de resiliência cultural. Com um elenco de 10 atores, o Deveras Artes venceu as adversidades para trazer dezenas de peças teatrais à praça. "Nosso teatro é de persistência e paixão", diz Patrícia, destacando a importância de romper a bolha cultural habitual que circunda o teatro na região.

A iniciativa não é apenas sobre entretenimento; é uma missão para tocar vidas e democratizar o acesso à arte. "Fazemos teatro na rua por uma necessidade absoluta de cada um de nós. Oferecemos o melhor de nós mesmos com coragem e perseverança", declara Patrícia.