A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos (Cidinha) em pronunciamento na Câmara na sessão de segunda-feira (8), disse que desde quando assumiu seu papel como representante do povo paraisense, dentre os temas que têm sido mais recorrentes em suas conversas com a comunidade, de forma alarmante se destaca o aumento do número de moradores em situação de rua no município.
“Recebo pedidos de providências constantes, expressando preocupação com as condições desses nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade. Recentemente, um cidadão fez-se eco dessas preocupações, enfatizando que este é um problema que não afeta apenas os moradores de rua, mas toda a sociedade paraisense”, salientou a vereadora.
“Este cidadão apontou para iniciativas bem-sucedidas em outras localidades, citando o exemplo do município de Passos, que implementou o Centro POP Rua. Ele enfati-zou a importância de termos um projeto similar em nosso município, que possa oferecer assistência e suporte a esses indivíduos marginalizados”, disse a vereadora.
Cidinha justificou que diante desta urgente demanda da comunidade, tomou a iniciativa de solicitar ao prefeito Marcelo Morais que convoque uma reunião entre autoridades locais, incluindo a Secretaria de Ação Social, Polícia Civil, Polícia Militar e organizações não governamentais comprometidas com a assistência social.
O objetivo desta reunião, conforme explica, “é traçar estratégias concretas para abordar a questão dos moradores de rua em nosso município de forma abrangente e eficaz. Não podemos mais adiar ações que visem oferecer dignidade e oportunidades para aqueles que se encontram em situação de desamparo”.
Complementa que “é hora de agir, de unir esforços e recursos em prol de uma solução que respeite a dignidade e os direitos humanos de todos os cidadãos, independentemente de sua situação socioeconômica. Agradeço o apoio e a participação de todos os envolvidos nesta importante iniciativa”, concluiu.