UFLA PARAÍSO

Alunos da UFLA do campus de Paraíso recebem prêmio de empreendedorismo e inovação

Equipe participou do Projeto “Vuei”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Por: Ralph Diniz | Categoria: Educação | 17-04-2024 05:52 | 835
Em 2023, estudantes universitários do campus apresentaram  mais de 30 projetos que impactaram a comunidade paraisense
Em 2023, estudantes universitários do campus apresentaram mais de 30 projetos que impactaram a comunidade paraisense Foto: Divulgação

Alunos do campus de São Sebastião do Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram  grandes destaques do Projeto de Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Sede/MG, e voltado ao desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino superior.

A equipe formada pelos bolsistas do projeto conquistou para o campus de Paraíso o título de maior evolução no nível de Maturidade Iniciante. A premiação ocorreu neste mês, em Belo Horizonte, durante o encerramento da 2ª edição do Projeto Vuei e da 7ª rodada do Programa de Incentivo Seed MG. Ao todo, nesta segunda rodada (2022-2023), participaram 56 campus universitários, em 41 municípios mineiros, impactando mais de 96 mil pessoas com 836 ações de empreendedorismo e inovação.

O projeto Vuei Campus Paraíso foi coordenado pela professora Raissa Barbara Nunes Moraes Andrade e pelo professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval (vice-coordenador), que também são gestores do Núcleo de Inovação de Tecnologia (NI TESSP). “Como coordenadores do projeto, nos sentimos extremamente orgulhosos e gratificados com esse reconhecimento. É uma confirmação do nosso trabalho duro e dedicação, além de ser uma validação do impacto positivo que o projeto Vuei está tendo no Campus Paraíso e na comunidade em geral”, declara o vice-coordenador.

Dentre as mais de 30 ações realizadas no campus Paraíso, em 2023, destacam-se a criação do NITESSP, criação do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia o (Neei Tech), o lançamento da apostila Empreendedorismo e Inovação na Educação, publicações científicas sobre a temática, engajamento pelas redes sociais e diversos eventos de capacitação que impactaram estudantes do ensino fundamental e jovens de do município. Participaram do projeto os alunos Isadora Bernardo Rezende, Renan Alves Tavares, Pedro Vinicius Marçal Naves Queiroz, Vanusa Rodrigues de Oliveira, Vanessa Rodrigues de Oliveira, Inara Francisca Lara de Paula, Enzo Augusto Valentim e Yasmin das Neves Silva.

Segundo o professor Dr. Márcio André Stefanelli Lara, próreitor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, o sucesso inicial do campus de São Sebastião do Paraíso é notável, especialmente considerando seu curto período de implementação. “Para um campus que está em funcionamento há menos de dois anos e já recebeu as primeiras turmas, é impressionante ver nossos alunos conquistando prêmios de desenvolvimento de ecossistemas”, destaca. “Isso reflete o enorme potencial que a universidade possui para fomentar soluções tecnológicas inovadoras e empreendedoras na região”. O próreitor ainda ressalta a importância dessa conquista para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, enriquecida pela interação com empresários e ambientes de inovação.

Dr. Lara também comenta sobre a importância do prêmio recebido para o crescimento e a evolução do campus. “Essa premiação é um marco significativo que demonstra nossa prontidão para expandir e enriquecer nossa presença acadêmica e inovadora na região,” explica. “O impacto vai além do campus, fortalecendo o desenvolvimento tecnológico regional e a criação de novas empresas, beneficiando não apenas o município, mas toda a região”.

Ele ainda aponta que a reputação da UFLA como uma instituição inovadora, apesar do pouco tempo de atividade, já atrai novas mentes e investimentos para São Sebastião do Paraíso, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local.

Coordenadores do Projeto Vuei do campus Paraíso receberam o prêmio em cerimônia realizada em Belo Horizonte neste mês