FETEC 2024

Na abertura da FETEC, presidente da ACISSP enaltece os que se dedicam ao agronegócio

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 20-04-2024 02:01 | 1356
Foto: TRAJETO Comunicação

Teve início ontem, 18, no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, em São Sebastião do Paraíso, a segunda edição da FETEC Agro (Feira Tecnológica do Agronegócio da Região de Paraíso). O evento se iniciou ao meio dia, mas a abertura oficial ocorreu no início da noite. O encerramento será neste sábado, dia 20.

O diretor de Agronegócio da ACISSP, Gilson de Souza, ressaltou o empenho e dedicação de colaboradores para a realização da segunda FETEC. “Está emocionante, diferente. Espero que aproveitem, façam bons negócios tenham boas realizações, troquem ideias. Fica aqui um desafio para 2025. A safra começa agora. Normalmente o ano agrícola se inicia em junho, então está aqui o início de um trabalho que já foi colhido que é a safra 2023, e estamos entregando a vocês de um trabalho da região”, afirmou.

O presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombarolli lembrou que no início do mandato desta diretoria que adentra ao terceiro ano,  numa reunião com diretores e assessores, surgiu a ideia e se fez o esboço de uma feira, para estimular o agronegócio, principal fonte de receita do município e da região. “Começamos com uma feira pequena e estamos aqui na segunda FETEC do agronegócio, justamente para isso. A finalidade de uma associação é justamente para isso, fazer a união de empresas, para que aumente o relacionamento, aumentem os negócios, e todos saiam ganhando”.

Colombarolli enfatiza que “é muito difícil para outra entidade fazer uma reunião com inúmeras cooperativas dentro do mesmo espaço, várias empresas que às vezes são competidoras, não são inimigas, são competidoras no negócio”, e a ACISSP AGRO as reuniu na FETEC. “Temos conseguido cumprir essa obrigação”.

Ele enalteceu àqueles que se dedicam ao agronegócio. “São as pessoas mais resilientes em minha opinião, porque há fatores que fogem aos seus controles”. Agradeceu aos diretores, conselheiros, assessores e colaboradores “que sempre nos apoiam que sempre estão presentes no dia a dia da ACISSP”.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária do Governo do Estado de Minas Gerais, Caio Coimbra, afirmou que “temos uma abundância de paradigmas com a tecnologia, e acreditamos que nos próximos dez anos, o que temos hoje na agropecuária mineira vai ser totalmente mudado pelas startups, pela inovação”.

O prefeito Marcelo Morais registrou, em nome da Prefeitura “o reconhecimento a toda equipe da ACISSP que está fomentando o agro no município. Às vezes a gente não tem noção do que é produzido em Paraíso, disse, ao mencionar a exportação de café, figo, abacate, pêssego”, dentre outros produtos, daí a importância de haver políticas públicas para defender o agronegócio.

Com área de expositores ampliada, cerca de 40 mil metros quadrados de área total, a FETEC 2024 foi inovada a partir de novo layout de exposição, circulação do público, praça de alimentação e arenas de difusão de conteúdos, como a Arena Arábica, onde acontecerão oficinas de barismo e workshops sobre café. Na Arena do Conhecimento serão as oficinas e treinamentos da própria feira e de empresas expositoras.

A programação de palestras é ampla. Além disso acontecerão painéis de discussão que contará com estudiosos, lideranças e autoridades sobre o cenário atual e as perspectivas para o setor do café e para o agronegócio de uma maneira geral.

A PROGRAMAÇÃO É A SEGUINTE:

Dia 19 - sexta-feira:

- 14h – Palestra: Programa Cultivando com Respeito com Jéssica Scarpin, Coordenadora Agrícola Cafés Nestlé para a região do café arábica;

- 15h – Palestra: Influência e impacto da fermentação na qualidade de café, com a Prof. Dra. Rosane Schwan, Titular na Universidade Federal de Lavras

- 16h – Palestra: Mecanização da lavoura cafeeira, com o Prof. Dr. Fábio Moreira, Titular na Universidade Federal de Lavras

- 17h – Palestra: Certificação Rainforest, com Rafael Antônio, Coordenador Imaflora

- 18h – Painel do Café

- 19h – Música ao vivo

Dia 20 – sábado:

- 10h – Palestra: Educação financeira para mulheres de produtores rurais, com Eric Andrade Marques, Gerente do Sicredi das Culturas de São Sebastião do Paraíso

- 11h – Palestra: O ESG e a oportunidade de mercado, com Hebert Pedroso, Diretor de operações do Grupo Controle

As principais instituições financeiras ligadas ao agronegócio estão presentes na FETEC Agro 2024 e anunciaram que disponibilizarão linhas de crédito exclusivas para os visitantes da feira, com condições e formas de pagamento que facilitem o acesso aos recursos e promovam as condições necessárias para o aumento de produtividade e melhoria das propriedades rurais.

Além da feira de negócios, a ACISSP Agro firmou parcerias estratégicas e importantes para o evento com a Emater, Senar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, UFLA e Epamig.

Outro ponto de destaque da FETEC AGRO esse ano é a volta da exposição de animais nos pavilhões do parque de exposições onde os visitantes poderão relembrar os áureos tempos das exposições agropecuárias da cidade. Haverá ainda provas equestres, como a dos três tambores. Os competidores ganharão medalhas e o público poderá conferir as baterias de competições.

“Nosso objetivo é promover o agronegócio da região de Paraíso de forma que possamos criar novas oportunidades para os nossos associados e capacitar nosso produtor rural ainda mais, ampliando a qualidade e produtividade com reflexos positivos para todos os setores econômicos da nossa região”, comentou o Diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza.