“Judicialização da Política ou Politização de Juízes”, é o tema da apreciada palestra, proferida na Academia Paraisense de Cultura (APC) pelo juiz de direito, escritor e palestrante, Renato Zupo.
Renato Zupo é juiz de direito na comarca de Araxá, escritor, palestrante, professor universitário e youtuber. Entre outras obras é autor Rio da Lua e Simplifica Direito, o Direito sem as partes chatas. Seu mais recente livro, Verdugo – Toda pessoa é capaz de matar - nova edição, foi lançado no dia 15 de março na Livraria Nobel, em Araxá. É apresentador do Canal Entretanto, em plataformas digitais.
Professor de Direito e Processo Penal do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Especialista em Direito Processual pela UNAMA/LFG, Fellowship da LSE – London School of Econimics.
Dr. Renato é amigo pessoal, de longa data, do presidente da APC, acadêmico Rômulo Aguiar Generoso, promotor de justiça aposentado. E foi Dr. Rômulo quem o apresentou ao diretor do Jornal do Sudoeste, Nelson Duarte. E já se vão mais de dez anos, que leitores do “JS” semanalmente apreciam sua coluna, ENTRETANTO, onde, à luz do Direito, com senso-crítico apurado, e bagagem cultural que lhe é própria, discorre sobre temas atuais.
Com a mesma facilidade e didática com que elabora seus textos, Dr. Renato apresentou sua palestra na APC, elucidando sobre o atualíssimo e, intricado tema. Agradou plenamente.
Ao final da palestra, os talentosos irmãos músicos, Maurício Freire Soares, flautista, e o pianista Maurílio Freire Soares apresentaram a melodia Pátria Minas, do compositor Marcus Viana.