COLHEITA DE CAFÉ

Sicredi disponibiliza recursos ao produtor para a safra do café

Por: . | Categoria: Agricultura | 19-05-2024 05:01 | 814
Sicredi apoia agricultores com recusos na Safra do Café
Sicredi apoia agricultores com recusos na Safra do Café Foto: Reprodução

Há mais de 120 anos o Sicredi investe no agro e está ao lado dos produtores e produtoras rurais. Nesta safra de café, o Sicredi disponibiliza recursos e se conecta às tendências do mercado para apoiar a produção no sudoeste mineiro.

As previsões indicam que a produção mundial de café da safra 2023/2024 deverá crescer 1,8% em relação à temporada anterior, atingindo 171,4 milhões de sacas de 60 Kg. O consumo global também deverá crescer 0,3%, para 169,5 milhões de sacas de 60 Kg, com os maiores ganhos nos Estados Unidos, Japão, Brasil e Canadá. No Sul de Minas Gerais, a região produtora mais relevante, o desenvolvimento tem sido satisfatório e a safra de arábica deverá ser um pouco maior do que a anterior*.

O assessor de negócios Agro do Sicredi, Rafael Henrique Vieira, explica as possibilidades que o Sicredi oferece para a Safra. “O Sicredi disponibiliza para o produtor de café diversas possibilidades para a colheita como o crédito comercial pré-aprovado; a CPR financeira, na qual o produtor tem acesso a uma operação de crédito para uso livre na lavoura e na propriedade, apresentando somente o croqui da área; e CPR Fácil, com possibilidade de contratação pelo aplicativo, que permite a assinatura do contrato digital e liberação de recursos no mesmo dia. Existe ainda a CPR Colheita, que é um crédito liberado especificamente aos produtores que não tenham realizado financiamento da colheita no último custeio, ou que não tenham tomado nenhum recurso para tal finalidade e, ainda, para novos associados. Nesses casos, é possível financiar até R$ 8 mil por hectare para seis meses, é um crédito de prazo curto, para liquidação logo após a colheita”, destaca Rafael.

Após a colheita, os produtores iniciam o movimento para tomada dos custeios e o Sicredi está pronto para atendê-los. “Com a virada de safra iremos iniciar os atendimentos para a tomada do custeio, nesse momento trabalharemos com todos os enquadramentos Pronaf, Pronamp e demais, com recursos subsidiados de 6 a 12% a.a. Trabalharemos também com o Funcafé custeio para Demais Produtores, que estará disponível em meados de agosto/setembro. Há também o Funcafé disponível para recuperação de lavouras, que disponibiliza recursos a produtores que tiveram algum problema climático como: seca, granizo, geada e entre outros, com a finalidade de recuperação destas áreas”, complementa o assessor de negócios Agro do Sicredi, Rafael Henrique Vieira.

O Sicredi foi ainda o principal agente repassador do BNDES em 2023. A instituição financeira cooperativa disponibiliza investimentos BNDES que possibilitam recursos para investimentos aos produtores de café como tratores, implementos, irrigação, energia solar, secador, lavador de café e terreiros, itens que envolvem a parte estrutural e até inovação na lavoura.

A equipe de atendimento do Sicredi está à disposição para auxiliar agricultores e agricultoras que desejam buscar recursos na cooperativa. Em São Sebastião do Paraíso, a agência fica localizada na Praça Comendador João Alves, 65. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (35) 3559-6621.

*Dados: Cogo Inteligência em Agronegócio – Março/2024.
Fabiana do Prado Sánchez