ENCONTRO TECNOLÓGIDO DO CAFÉ

Epamig promove 18º Encontro Tecnológico do Café em Paraíso

Por: Nelson Duarte | Categoria: Agricultura | 23-05-2024 10:22 | 1047
Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza nesta quinta-feira (23/5), o 18º Encontro Tecnológico do Café. O evento acontece no campo experimental da empresa em São Sebastião do Paraíso, cidade no Sul de Minas. A programação começou às 8h, é gratuita e contará com duas palestras e cinco estações de campo.

O pesquisador Cesar Botelho apresenta o tema “Epamig: 50 anos de pesquisa na cafeicultura”, e destaca as contribuições das pesquisas realizadas pela empresa, que completa 50 anos em agosto deste ano, para a consolidação de Minas Gerais como maior produtor de café do Brasil.

“Reunimos informações sobre as tecnologias para a cafeicultura desde a criação do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), no começo da década de 1970, quando poucas instituições realizavam pesquisa sobre cafés e existia uma urgência de ações para o manejo e o enfrentamento da ferrugem do cafeeiro”, aponta o pesquisador.

RESULTADOS
A história do campo experimental de São Sebastião do Paraíso, que sempre esteve ligado à cafeicultura e hoje abriga os vinhedos de cultivo de inverno da Epamig, também será destacada na apresentação. O trabalho em melhoramento genético, resultou em cultivares de café que vêm alcançando grandes resultados em qualidade e produtividade, como é o caso da MGS Paraíso 2.

DINÂMICAS DE CAMPO
Em campo, Cesar Botelho conduzirá a estação “Cultivares para o Sul e Sudoeste de Minas Gerais”, na qual apresentará os principais resultados do projeto, desenvolvido em parceria com a Cooxupé, para a validação de cultivares de café com melhor desempenho para região. O pesquisador da Epamig Denis Nadeleti e a bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)/ Epamig Maísa Mancini trarão o tema “Preparo de lotes para o concurso de qualidade de café”.

As demais estações vão abordar qualidade do solo e controle de pragas. A programação conta, ainda, com a palestra “Fatores das altas produtividade na cafeicultura”, que será apresentada pelo consultor Eder Carvalho Sabdy. (Sup. Central de Imprensa)