• Dos Leitores •

Helen e Mariela

Por: . | Categoria: Do leitor | 05-06-2024 01:02 | 851
Foto: Arquivo

A história de Helen e Mariela, acontece em Venezuela. Helen tem nove anos, Mariela seis.

As meninas moram com os pais e irmãos, em meio às árvores da mata no alto de uma das montanhas. A casa das meninas fica meio isolada. Elas acordam às quatro horas da manhã, se arrumam enquanto a mãe prepara arroz e ovos. Elas se alimentam, escovam os dentes, pegam suas mochilas bem pesadas e saem a pé sozinhas, ainda está escuro, rumo à uma escola que fica bem longe, bem no pé de uma montanha.

O trajeto delas leva cinco horas. As aulas lá iniciam-se às dez horas e terminam às qua-torze. A professora, uma senhora já idosa, reside em dependências da própria escola.

Helen e Mariela são meninas lindas, morenas, cabelos pretos, longos e bem sedosos. São inteligentes pois as dificuldades de suas vidas trouxeram a elas antecipada maturidade.

O sapato de Helen está pequeno, então os dedos dos pés saltam para fora do sapato rasgado. As meninas levam um cajado nas mãos para se protegerem dos perigos da mata. As trilhas são tortuosas e traiçoeiras. Corajosamente vão, Helen na frente e Mariela atrás, rumo à escola.

Quando o cansaço bate forte, elas se deitam na relva próxima à riachos para descansarem. Tomam água nos riachos. Atravessam pontes perigosas. Quando o sol fica muito quente, elas se refrescam nas cachoeiras, as roupas secam no corpo, depois segue o trajeto.

Finalmente as dez horas elas chegam. Um sino é tocado e as aulas têm início. Lá reúnem umas quinze crianças.

No início das aulas as crianças recebem o almoço que é fornecido pelo Governo. O almoço é constituído de bolachas e suco. Para as meninas, esta é a melhor refeição do dia.

Naquele lugar, as crianças vão até a referida escola, por causa das bolachas doces e o suco. Logo em seguida fazem a fila, recitam o Hino Nacional, depois vem a aula de ginástica. Depois vem a aula de ciência. A professora, naquele dia, apresentou uma referida erva e disse que ela é cicatrizante para feridas da pele. Depois copiam algumas letras do alfabeto e números até dez, etc. Às quatorze horas as aulas terminam. Helen e Mariela vão fazerem o caminho de volta.

Quando elas chegam em casa à noitinha, tomam o banho, lavam suas roupas, alimentam-se com arroz e ovos, enquanto a mãe pergunta a elas, como foram as aulas. Escovam os dentes e vão dormirem. Estão exaltas, dormem o sono dos anjos. Os pais dizem que elas precisam frequentarem a escola, para terem um futuro melhor.

E dentro daquele mundo, elas são robustas sadias e felizes.

Texto para muitos refletirem!...

Texto para muitos refletirem!...
Fonte: Record News

Marene Lizareli Paes
Professora formada pela
UEMG em Letras - Português - Inglês e suas Literaturas.