CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Libertas Faculdades Integradas inaugura Clínica Odontológica

A clínica é uma necessidade para as aulas práticas dos alunos do curso de odontologia oferecido pela faculdade e seu atendimento será estendido à população da cidade através de um convênio com a Prefeitura de Paraíso
Por: Redação | Categoria: Educação | 29-06-2024 08:00 | 957
Foto: OTAIL FERREIRA/35 99905-7705

A Libertas Faculdades Integradas inaugurou na última sexta-feira, dia 28 de junho, a clínica odontológica. O local servirá para atendimento à demanda de aulas práticas do curso de odontologia e à população da cidade que contará com procedimentos e tratamentos gratuitos.

A Libertas Faculdades Integradas iniciou, desde que o novo Conselho Administrativo da FECOM assumiu a gestão, a adequação das salas que receberiam a clínica. Como o atendimento no local será na área da saúde, alvarás específicos e adequações nos projetos foram necessários. Após a fase de análise e aprovação, as obras foram iniciadas e entregues concluídas na última sexta-feira.

A solenidade aconteceu no anfiteatro da faculdade. O evento contou com a presença dos conselhos da FECOM, da direção, coordenação, professores e funcionários da Libertas, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo, empresas, entidades e lideranças comunitárias.

A reunião teve início com a composição da mesa diretora dos trabalhos formada pelo diretor presidente da Fundação Educacional Comunitária, FECOM, entidade mantenedora da Libertas – Faculdades Integradas,  Miguel Paschoini, pelo prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais; pela diretora executiva da Libertas, Letícia Braghini Silva; pelo diretor acadêmico Davidson Scarano; pelo presidente do Conselho Curador da Fecom Marlon Celso Ozelin, pelo responsável técnico da Clínica Odontológica, Lucas Faria Lacerda e pelo presidente da Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças.

Em seu discurso, o responsável técnico da Clínica, Lucas Faria Lacerda, destacou o caráter social da clínica, com atendimento voltado para a comunidade local. “Nossos alunos terão a infraestrutura completa para o desenvolvimento de todas as técnicas de atendimento, serão treinados e sairão do curso com uma formação de excelência e completamente aptos a desenvolver os procedimentos, mas a inserção social, o atendimento à população é um ponto fundamental desse serviço que hoje inauguramos”, concluiu.

O diretor acadêmico, Davidson Scarano, relembrou a trajetória da instalação do curso. Autorizado em 2019 a primeira turma sofreu atraso para ser iniciada, devido à pandemia, que afetou diretamente o setor educacional no país todo. “Quando pudemos iniciar as aulas do curso de Odontologia, recebemos a nota 4 do MEC (Ministério da Educação), sendo que a avaliação vai até o 5, ou seja, tivemos uma boa avaliação inicial e com a clínica temos agora a busca pela excelência de um curso reconhecido pelo MEC, que valida os nossos diplomas e permite que os profissionais aqui formados, possam exercer plenamente sua profissão”, completou Scarano.

Já a diretora executiva da Libertas Faculdades Integradas, Letícia Braghini Silva, destacou os desafios da construção da clínica. “Fui pega de surpresa com a nomeação para o cargo no ano passado e tive que lidar com a construção da clínica, buscando entender um pouco de tudo, desde a resolução da burocracia até o dia a dia da obra, mas o resultado foi extremamente gratificante”, comemorou.

O prefeito Marcelo Morais destacou a importância de parceria na oferta dos serviços de saúde pública à população. “Quando eu fiquei sabendo da dimensão do projeto da Libertas coloquei a Prefeitura como parceria e creio que um bom atendimento à população será prestado por essa nova clínica”, anunciou Morais.

Encerrando os discursos da solenidade, o presidente da FECOM, Miguel Paschoini, destacou o enfrentamento dos desafios da instituição para conseguir entregar a clínica pronta, atendendo a recomendação do MEC. “Quando assumimos a gestão da Fundação há um ano e meio, a clínica já deveria estar pronta. Naquele momento a faculdade tinha um déficit de R$ 150 mil mensais, causados pela evasão dos alunos por conta da pandemia da Covid-19 e tínhamos que fazer o investimento e sem recursos. O cenário era muito desfavorável”, analisou Paschoini.

“Foi um esforço muito grande de todo Conselho de Administração, junto com o Gilson de Souza e o José Osmar para que conseguíssemos chegar a esta conquista. Agradeço de modo especial os componentes do Conselho Curador e do Conselho Fiscal que nos ajudam, ombreados, na melhoria constante da nossa instituição, além de todos os funcionários e alunos, que são a razão de existir de nossa faculdade”, completou o presidente da Fecom.

Ao final de sua fala, Miguel Paschoini apresentou um protocolo de intenção para o prefeito Marcelo Morais para que a Prefeitura de Paraíso avalie a possibilidade da implantação do atendimento do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) na clínica recém inaugurada, ampliando os serviços oferecidos à população e fazendo a integração com os alunos, professores e coordenadores do curso de Odontologia da Libertas.

Ao final foi descerrada a placa de inauguração e todos os presentes foram convidados a conhecer as instalações da clínica.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA DA LIBERTAS – FACULDADES INTEGRADAS
A Clínica Odontológica da Libertas – Faculdades Integradas tem sete cadeiras da marca Gnatus Equipamentos Odontológicos, modernas e com todos os recursos necessários para o bom aprendizado dos alunos e atendimento de qualidade aos cidadãos que serão atendidos no local, sendo uma delas para atendimento de portadores de deficiência.

O local conta ainda com total acessibilidade e todos os equipamentos necessários para o atendimento em uma clínica odontológica, como raio x, detém ainda uma completa central de esterilização CME e os insumos para o seu prefeito funcionamento.

O atendimento à população já está acontecendo e pode ser agendado na própria Faculdade Libertas, na avenida Wenceslau Braz, 1.018.