A Petrobras reajustou na terça-feira, 9 de julho, em 9 ,81% o preço do gás de cozinha “GLP”, em 7 ,12% o litro da gasolina. Nesta semana o Jornal do Sudoeste iria realizar levantamento de preços do gás de cozinha GLP de botijão de 13 quilos, mas não será realizado porque ainda tem estabelecimentos comerciais que revendem o produto em São Sebastião do Paraíso que ainda não reajustaram os preços. Levantamento será na próxima semana.
Tomara que estes aumentos dos preços do gás e da gasolina não proporcionem elevação nos preços dos produtos da cesta básica e outros. Se houver impacto ou efeito cascata no aumento de produtos e serviços, com certeza serão os mais sacrificados os consumidores de baixa renda.
A porcentagem de aumento no preço do gás de cozinha foi mais de 2% superior do aumento no preço da gasolina, a Petrobras e o Governo Federal tinham que fazer este aumento reverso, ou seja, em vez de porcentagem maior, no gás de cozinha, tinha que ser no preço da gasolina, porque o gás é um produto de extrema necessidade de consumo, do qual famílias de baixa renda fazem uso.