No início desta semana, a Justiça Eleitoral autorizou oficialmente a candidatura à reeleição de Marcelo Morais para a prefeitura de São Sebastião do Paraíso e de seu vice, Daniel Tales, marcando a primeira aprovação de candidatura na região para as eleições do dia 6 de outubro.
A chapa faz parte da Coligação “Transparência e Eficiência para o Trabalho Continuar”, composta por cinco partidos: PSD, Republicanos, NOVO, PSB e Solidariedade. Juntos, apresentam 59 candidatos a vereador. O processo de autorização de candidaturas pela Justiça Eleitoral inclui a verificação do cumprimento de todos os requisitos legais pelos candidatos, como a desincompatibilização de cargos, a regularidade eleitoral e a filiação partidária, além da apresentação de documentação necessária e adequação às regras de proporcionalidade de gênero.
Nas eleições para vereador dentro da coligação, a distribuição por partido mostra um equilíbrio em conformidade com a legislação eleitoral, que exige que ao menos 30% das candidaturas sejam destinadas ao gênero minoritário. Os partidos apresentaram a seguinte distribuição: PSD, Republicanos e Solidariedade com oito homens e quatro mulheres cada; PSB com sete homens e cinco mulheres; e o NOVO com sete homens e quatro mulheres. No total, a coligação apresenta 38 candidatos do gênero masculino e 21 do feminino, cumprindo a quota de gênero com 64,04% de homens e 35,96% de mulheres.
A pouco mais de dois meses para o pleito, a situação eleitoral para Marcelo Morais parecer favorável, já que ele ainda não enfrenta adversários definidos. A única coligação de oposição formada até o momento, incluindo PT, PV e PCdoB, ainda está em processo de definição de um candidato para concorrer ao executivo municipal.
Outros grupos políticos de relevância histórica na região permanecem sem manifestação quanto à apresentação de candidatos.