DO LEITOR

Vidas importam......

Por: . | Categoria: Do leitor | 27-07-2024 02:58 | 1111
Foto: Arqruivo

Desde outubro de 2023 o mundo vive mais um conflito. A faixa de Gaza e a fronteira de Israel com a Palestina virou zona de guerra clara, pois um processo de extermínio já existe por lá há sete décadas. 

A radicalização desmedida de um grupo terrorista atiçou a vontade assassina de um governo deslocado da realidade e da vontade de parte de seu próprio povo. Despidos de um mínimo de racionalidade, ambos, superaram o senso de humanidade. 

E o governo israelense achou logo o motivo para exterminar parte do povo palestino. Segundo dados colhidos na internet mais de 35.000 pessoas já morreram em Gaza, mais de 78.000 estão feridos, e quase toda a população foi desalojada.  E estes números estão crescendo vertiginosamente, pois diariamente morrem dezenas de palestinos, e entre eles muitas crianças.

Perguntas que não podem deixar de ser feitas. Isto é uma guerra ou uma limpeza étnica? É um direito à autodefesa ou um massacre injustificável? É bom que o mundo se lembre que o Hamas não representa a totalidade do povo palestino. Mas isto não importa ao restante do planeta. Por isso a morte de aproximadamente 20 palestinos para cada israelense morto, não choca gente de bem e religiosa.

E é um verdadeiro absurdo que, ao invés de procurarem resolver nossos problemas reais, como a fome, a falta de condições mínimas de vida e o desastre ambiental que se aproxima, os homens prefiram a insanidade justificada por motivos nunca claros, de grupelhos radicais de assassinos impiedosos.

E estes bandos de assassinos se movem motivados por interesses mesquinhos e até em nome de Deus. Onde está este Deus?

O mais assustador é que, parece que a imprensa nacional não se lembra dos outros conflitos existentes no mundo. Só noticiam a guerra Israel x Hamas E só mostra o lado da insanidade do terrorismo. Se esquece do terrorismo de estado que o contrapõe. Um estado que age movido por vingança, se assemelha a um grupo terrorista. Afinal o estado possui meios de resolver suas pendencias usando a lei e com menor efeito sobre a população civil.

Enfim, russos e ucranianos continuam se matando, no Iêmen milhares já morreram em uma guerra civil sem razão, na África diversos países se matam em guerras locais movidas por interesses de minorias assassinas, na Síria a matança continua e etc. nas periferias das grandes cidades a fome e o desamparo proliferam, mas nenhuma notícia. Tudo dentro da maior naturalidade.

E nós, quando iremos parar de aceitar e até justificar estes atos insanos, de ambos os lados.

A vida ainda é de todos e importa muito, e deve ser respeitada e cultuada, pois é um direito concedido pelo criador.

“Só um louco pode desejar guerras. A guerra destrói a própria lógica da existência humana”.
Pablo Neruda

João Batista Mião