CÂMARA

Grande expediente da Câmara deixa de ser transmitido durante período eleitoral

Apesar da possibilidade, vereadores deixam de usar a palavra por receito de recortes que possam prejudicá-los em campanha política
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 07-08-2024 01:57 | 633
Foto: Arquivo

De volta após o recesso de julho, a primeira sessão da Câmara de São Sebastião do Paraíso teve uma série de peculiaridades em relação às demais reuniões ocorridas no primeiro semestre. Primeiro, porque a ordinária foi suspensa para que os vereadores acompanhassem a situação na rodovia BR-491, próximo ao acesso ao Cidade Industrial, e depois, porque não houve grande expediente na Casa.

De acordo com o artigo 3º da Portaria 013/2024, que disciplina as regras a serem observadas pelos agentes políticos durante o período eleitoral de 2024, as transmissões das sessões da Câmara Municipal pela TV Câmara no Facebook ficarão restritas apenas à Ordem do Dia, como a leitura das correspondências, a apresentação dos novos projetos e pareceres das comissões, uso da tribuna livre e votações dos projetos de lei que já tramitam na Casa.

Já o grande expediente, momento em que os vereadores fazem uso da palavra para fazer suas indicações e abordam diversos assuntos relacionados à comunidade terá, a partir desta semana até o dia 7 de outubro, a sua transmissão ao vivo interrompida ao público. Contudo, de acordo com a portaria, os representantes do Legislativo podem fazer uso da palavra normalmente, sendo que as manifestações continuarão sendo registradas em ata e as gravações permanecem arquivadas pela Casa. As mídias com os pronunciamentos podem, segundo a lei, ser requeridas junto à secretaria da Câmara.

Todavia, apesar da possibilidade, nenhum vereador de Paraíso optou por fazer uso da palavra no momento do grande expediente nesta semana, fato que chamou a atenção de quem acompanha as sessões, uma vez que o momento costuma ser o mais movimentado nas reuniões.

Sobre o fato, o presidente da Câmara, José Luiz das Graças afirma que cada vereador é livre para fazer uso ou não da palavra durante o grande expediente no período eleitoral. Contudo, ele explica que o grupo chegou ao consenso de qualquer fala no plenário nesse momento poderia ser passivo de algum recorte que poderia prejudicá-los durante a campanha. “Achamos melhor nos preservar, porém, isso não irá nos impedir de fazer o nosso trabalho como sempre fizemos aqui na Câmara. Continuaremos atuando com a mesma seriedade e eficácia”, completa o presidente.

A sessão da Cãmara, que estava marcada para começar às 14h, foi paralisada pela presidência para que os vereadores participassem da reunião virtual com o prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, moradores e empresários da região do bairro Cidade Industrial e assessores Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (SEIN FRA), onde foi debatida a situação do bloqueio do trecho da rodovia MG-491. Os vereadores voltaram à Casa às 16h.