CEMITÉRIO PÚBLICO

Vereador indica criação de cemitério público para animais em Paraíso

Pedro Delfante sugere que prefeitura dedique local no novo abrigo de animais para sepultar cães e gatos
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 14-08-2024 06:04 | 1721
Foto: Reprodução Rede Sociais

Durante a sessão da Câmara de segunda-feira, 12, o vereador Pedro Delfante apresentou indicação para a criação de um cemitério público para animais em São Sebastião do Paraíso. O local abrigaria os restos mortais de cães e gatos de pequeno e médio porte e seria construído em espaço no novo abrigo que está sendo concluído pela prefeitura.

Conforme a indicação, o Poder Executivo providenciaria o serviço de cemitério para os animais de forma gratuita para os proprietários que comprovadamente não possuírem condições de arcar com as despesas. De acordo com o vereador, um cemitério no município proporcionaria um alento aos proprietários de animais de estimação. “O intuito é disponibilizar uma área onde o cidadão paraisense poderá enterrar sua mascote quando de sua perda”, explica, Delfante. 

Contudo, o principal objetivo de um cemitério de animais, conforme ressalta o criador da indicação, seria a saúde pública, evitando o descarte dos restos mortais em em lixões, lotes baldios, praças e lagoas, eliminando da cidade focos de contaminação e odor. “É considerado proibido enterrar animais em quintais de casas, terrenos baldios, ou até mesmo descartá-los em rios ou águas correntes. Os danos podem ser muitos bem como para a saúde de outros animais, da família e para o meio ambiente. Mesmo sendo bem embalados a decomposição desses animais, propriamente dito o necrochorume contamina o solo e os lençóis freáticos.

 Animais que morreram em decorrência de doenças que podem ser transmitidos para o homem como leptospirose, raiva, toxoplasmose, entre outras viroses a situação pode ficar mais grave ainda”, completa.

Uma pesquisa de 2019 do Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo (USP) revelou que a maioria dos animais mortos é enterrada pelos donos em locais não apropriados, inclusive em margens de rios e riachos.

Dos outros, 7% são colocados em sacos de lixo na calçada ou em caçambas, 20% são jogados na rua e apenas 13% são entregues a uma clínica veterinária para a destinação correta. Segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, o popular que for flagrado descartando animais mortos em lugares inapropriados pode receber uma multa com valores que variam de R$ 500 a R$ 13 mil, dependendo do peso e da quantidade de animais.

O novo abrigo de animais de São Sebastião do Paraíso está sendo construído próximo ao Aeroporto Regional Joaquim Montans Jr., às margens da rodovia BR-491, em área pertencente ao município.