TRABALHO PREMIADO

Professor paraisense tem trabalho premiado em Congresso Internacional

Por: Redação | Categoria: Educação | 15-08-2024 09:56 | 3077
Júlio Henrique Machado, professor universitário paraisense
Júlio Henrique Machado, professor universitário paraisense Foto: Reprodução

O professor universitário paraisense, Júlio Henrique Machado, recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Contabilidade Financeira e Mercado de Capitais no 24.º USP International Conference on Accounting. Trata-se do principal congresso acadêmico de contabilidade e finanças do Brasil, o de nível internacional e realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP.

O professor afirma que o trabalho é uma de suas pesquisas de tese de doutorado. Trata do estudo de ativos intangíveis nas empresas brasileiras, considerando as companhias com ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil - B3.

Como se sabe no meio empresarial, a maior parte dos ativos intangíveis das empresas não são retratados como ativos na contabilidade e, por muitas vezes, esses investimentos são tratados como despesas do período reduzindo o lucro. Esses investimentos podem ser relacionados a treinamento de funcionários, propaganda, relacionamento com clientes, marcas, entre outros, os quais tratam-se de importantes gastos que proporcionam continuidade na geração de receita. O fato de tratar ativos intangíveis como despesas dificulta análises e projeções, pois as informações geradas afetam as decisões financeiras.

Em sua pesquisa, professor Júlio Henrique propôs adaptação dos relatórios contábeis conforme esses ativos intangíveis. O trabalho teve o objetivo de alterar o valor patrimonial das firmas mediante a inclusão de ativos intangíveis que foram tratados como despesa. Como tal procedimento faz com que o valor patrimonial melhor reflita seu estoque de capital, isso proporcionou melhoria em estratégia de investimento em ações baseada em valor, a chamada value investing.

Essa estratégia consiste em comprar ações de empresas saudáveis e perenes a preços abaixo de seu potencial de retorno, e manter essas ações no longo prazo usufruindo da valorização. O estudo demonstrou que, com a inclusão dos ativos intangíveis, o estoque de capital das empresas melhor reflete seu potencial de rentabilidade, o que conduzirá a valorização das ações.

O professor compartilha a enorme experiência de estar presente em meio a pesquisadores das grandes universidades do Brasil. E também a satisfação de ter a ilustre participação do professor Eliseu Martins, uma das grandes referencias nacionais no meio acadêmico em contabilidade, o qual assistiu a sessão de apresentação e debateu o trabalho fornecendo valiosas contribuições.

O professor Julio Henrique, que leciona em faculdades na região, como Universidade do Estado de Minas Gerais em Passos, Unifeg em Guaxupé e Libertas em São Sebastião do Paraíso, afirma que o prêmio conquistado valoriza o potencial acadêmico da região. "Sou grato aos colegas professores e aos alunos e compartilho com eles esse prêmio. São nossas discussões no dia-a-dia que motivam as pesquisas. As pesquisas contribuem para melhorar as decisões no ambiente empresarial e, no caso da contabilidade, contribui com maior transparência e prestação de contas", afirma o professor.

Professor Eliseu Martins e Júlio Henrique Machado