COLETA DNA

Delegacia de Paraíso inicia coleta de DNA de familiares para localização de desaparecidos

Com os perfis cadastrados, será possível realizar o cruzamento de dados com os perfis genéticos de pessoas vivas e falecidas não identificadas
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 05-09-2024 11:14 | 123
Foto: Polícia Civil de Minas Gerais

A 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso anunciou o início das coletas de material genético de familiares de pessoas desaparecidas na região. A iniciativa faz parte da campanha de Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, promovida por órgãos federais e estaduais, com a Polícia Civil de Minas Gerais responsável pela coleta de DNA no estado.

Segundo o delegado Rafael Gomes, os familiares de pessoas desaparecidas, especialmente pais, filhos e irmãos, devem entrar em contato com a Regional de Paraíso para agendar a coleta de material genético. O agendamento pode ser realizado presencialmente ou por telefone.

Após o agendamento, a coleta será realizada por um Médico-Legista da Polícia Civil, utilizando saliva como material biológico. O procedimento é rápido, simples e indolor, garantindo o conforto dos participantes.

O delegado explica que o material coletado será submetido a exames de DNA para inclusão dos perfis genéticos em bancos de dados específicos. “Com os perfis cadastrados, será possível realizar o cruzamento de dados com os perfis genéticos de pessoas vivas e falecidas não identificadas. Caso haja correspondência, a Polícia Civil entrará em contato com o familiar para fornecer as informações necessárias”, diz Gomes.

Em caso de resultado positivo, o familiar será notificado, independentemente de a pessoa localizada estar viva ou falecida. Se o resultado for negativo, o perfil genético permanecerá no banco de dados para futuras comparações, aumentando as chances de localizar a pessoa desaparecida.

Os interessados em doar o material genético devem agendar a coleta presencialmente na Delegacia Regional de São Sebastião do Paraíso, localizada na Av. Dárcio Cantieri, nº 1879, ou pelos telefones (35) 3539-2050 ou (35) 3539-2080. A coleta está disponível para familiares residentes nas cidades de Paraíso, Arceburgo, Fortaleza de Minas, Itamogi, Jacuí, Monte Santo e São Tomás de Aquino.