Em uma manhã intensa de atividades, apresentações artísticas, entrega de medalhas e certificados, o Colégio celebrou com muita felicidade as conquistas de seus estudantes.
As comemorações iniciaram com uma trilha sonora especial: a estudante Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos, do 9º ano, encantou a plateia com a música “Forever Young”, tocada ao piano.
Após as falas de Irmã Maria Cabral de Jesus; de Irmã Maria Aparecida da Silva; da Diretora Pedagógica, Jaqueline Izá; da Coordenadora do Ensino Médio, Thais Paschoini e da Orientadora Pedagógica, Juliana Zanin, os destaques foram anunciados no auditório, que estava lotado pelos estudantes do período matutino, os quais foram agraciados com uma medalha de chocolate, simbolizando suas conquistas.
Entre as premiações da Classificação Ranking Nacional COC, o Colégio Paula Frassinetti ficou em 15º lugar, entre 288 escolas, conquista das turmas de 6º ano de Ensino Fundamental II, com destaque para Pedro Miguel Almeida da Silva, na 15ª colocação entre 11.657 estudantes.
O 7º ano também fez bonito, alcançando o 12º lugar entre 280 escolas participantes, sendo a melhor colocação individual o estudante Jean Paulo de Souza Mendonça, que entre 10.896, ficou em 18º lugar. Para abrilhantar o momento, a estudante Alice, do 7º ano, integrante do Balé Flávia Junqueira, encantou o público com uma performance de dança. Outros talentosos participantes do Balé também realizaram um show, no palco do Teatro Paula Frassinetti, apresentando sapateado ao som de Kadondo – Eddy Kenzo.
No 8º ano, o destaque foi duplo: entre 10.643 estudantes, Otávio Pires Lance de Pádua e Pedro Palacini Machado ficaram em 14º lugar na Avaliação Nacional COC.
Para a surpresa de todos, o destaque ficou por conta da estudante do 9º ano, Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos, 1º lugar nacional COC, entre 11.053 estudantes, um grande feito que enaltece todo o trabalho realizado pela família, escola, professores, coordenadores. (Leia a entrevista abaixo)
Já no Ensino Médio, os destaques ficaram para o 5º lugar nacional do 1º ano, no Itinerário CECN – Ciências Exatas e Ciências da Natureza, com destaque para Gabriel Dizaró Ferreira e Manuela Silva Coelho, que ficaram na 23ª posição nacional. Além desse resultado, o 25º lugar ficou com o estudante do 2º ano Arthur Imediato Silva, na avaliação de BNCC - Base Nacional Comum Curricular, sendo que a classe alcançou o 10º lugar no Itinerário da avaliação COC. Para finalizar com brilhantismo a atuação do Ensino Médio, o Terceirão teve como destaques no simulado COC os estudantes Beatriz Silva, Getúlio Martins e Laura Queiroz, entre os 10% melhores resultados nacionais.
Medalhas Esportivas e Olimpíadas do Conhecimento
Entre tantos prêmios, certificados e emoções, ainda foram entregues as medalhas OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia 2023 e foram revelados os nomes dos estudantes que obtiveram 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 3 de bronze, na edição de 2024. Além deles, os representantes de São Sebastião do Paraíso no JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais também estiveram presentes para apresentar suas medalhas. O momento aliou premiações na área do esporte e da cultura, bem como a entrega de certificados para as estudantes Gabriela Pedroso Pimenta e Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos, que se destacaram no concurso de Redação EPTV na Escola. Um dos momentos mais esperados pelos estudantes foi a entrega das medalhas do Campeonato Interclasses que movimentou todo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e as medalhas do Campeonato de Tênis de Mesa - com os campeões Isis Soares Colombaroli Silva e Vitor Lattaro De Paulo Carvalho.
ENTREVISTA ESPECIAL
Jornal do Sudoeste - Como foi receber a notícia da sua colocação na Avaliação Nacional do COC e saber que você foi a primeira entre mais de 11 mil alunos do Brasil todo?
Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos - Acho que o meu maior sentimento foi de realização, porque os meus esforços de fazer o dever de casa todos os dias e de prestar atenção nas aulas foram recompensados de uma forma que eu nunca esperaria.
Jornal do Sudoeste - Qual a importância dos estudos na sua vida?
Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos - Os estudos sempre foram muito importantes na minha vida. Eu sempre gostei de estudar e nunca fui obrigada por pressão de meus pais e avós. Sempre estudei, porque gosto de entender os assuntos que os adultos estão conversando. Acho que a bagagem de conhecimento adquirido é importante na vida de qualquer um.
Jornal do Sudoeste - Qual foi a importância do Colégio Paula Frassinetti para você alcançar esse resultado?
Bárbara Zúmerle Saúllo Vasconcelos - Estar no Colégio por 12 anos, fez total diferença no meu processo de educação. Todos os profissionais envolvidos, o ambiente escolar e o material usado para os estudos são diferenciais do Colégio. Sou muito agradecida por estar aqui e participar da história do Colégio Paula Frassinetti.