EXPLOSIVOS

PC de Paraíso auxilia polícia paulista na descoberta de veículos blindados e explosivos entre Arceburgo e Guaranésia

Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 18-09-2024 05:00 | 642
Explosivos e outros materiais estavam sendo preparados para um possível ataque a carros-fortes
Explosivos e outros materiais estavam sendo preparados para um possível ataque a carros-fortes Foto: Divulgação

A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso participou de uma operação liderada pela Polícia Civil de São Paulo que resultou na apreensão de um impressionante arsenal bélico. A ação conjunta, realizada sexta-feira,13, descobriu veículos blindados e uma variedade de explosivos em uma propriedade rural localizada entre os municípios de Arceburgo e Guaranésia.

A operação, conduzida pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2) e pelo 9º Distrito Policial da Seccional de Campinas, contou com o apoio das autoridades mineiras. Foram encontrados dois veículos blindados, sendo um deles adaptado para o uso de fuzil .50, além de uma série de explosivos, incluindo conjuntos de espoleta Pavel, explosivos em unidades de Metalon, uma bomba caseira do tipo "pipe bomb", emulsões encartuchadas, cordéis detonantes e pavio pirotécnico.

Acredita-se que os veículos e os materiais apreendidos seriam usados em ataques a carros-fortes. Devido à natureza perigosa do material apreendido, foi necessário o acionamento do Grupo Especial de Reação (GER) da Polícia Civil de São Paulo, especializado em explosivos, para o recolhimento seguro dos itens e liberação da área para perícia.

O delegado responsável pela 4ª Delegacia Regional destaca que não há, até o momento, indícios de ligação entre os criminosos envolvidos neste caso e o recente ataque a um carro-forte ocorrido em Franca, interior de São Paulo, que resultou na morte de um policial militar e três suspeitos.

Ele enfatiza ainda que para a polícia, o crime não tem fronteiras, e que a cooperação entre as instituições é fundamental para combater a criminalidade interestadual. "Eu gostaria de ressaltar o intercâmbio entre as polícias civis de São Paulo e Minas Gerais, que resultou nessa apreensão e evitou um possível desastre de proporções maiores", afirma o delegado Bordini.

A operação contou com a participação de equipes da Polícia Civil de Minas Gerais de Passos, Guaxupé e Paraíso. As investigações continuarão de forma coordenada entre as duas instituições policiais para identificar e prender os responsáveis pelo arsenal.

Políciais especializados em bombas tiveram que ser acionados e participaram da operação
Veículo blindado que seria usado pelos criminosos foi apreendidos pelas polícias de SP e MG