Coluna Espírita

Gratidão

Por: . | Categoria: Do leitor | 25-09-2024 00:24 | 143
Foto: Arquivo

A gratidão é uma das virtudes mais sublimes que o homem possui e se torna ainda mais esplêndida, quando ele, dela faz uso. Saber agradecer, ser grato, é uma forma de reconhecer tudo aquilo que Deus faz por nós, sendo elas coisas boas e também aquelas que por vezes nos desagradam.

Quando o homem aprender que tudo aquilo que chega até nós, vem do resultado de nossas próprias escolhas, nossas ações, daquilo que desejamos, daquilo que vibramos e depositamos as nossas energias, daquilo que vamos construindo ao longo da jornada, certamente muitas queixas infundadas deixarão de ser verbalizadas.

Ainda não conseguimos entender o quão grande é o amor de Deus para conosco, que repetidas vezes ao mínimo desafio, lá estamos nós a nos queixar. Ainda não entendemos que um desejo não realizado, um atraso ao compromisso, uma viagem adiada, etc., não é um castigo e sim um livramento, evitando assim que as coisas se agravem. Mas nós, nesse abismo de inferioridade perante aos ensinamentos cristãos, optamos ao menor obstáculo, lançarmos na lamúria, na descrença, na desesperança, sem perceber que com essas atitudes, nos afastamos ainda mais do Criador, que a nós só deseja o bem, dedicando todo o seu amor.

Quando se faz a referência, ""Eu sou o caminho, a verdade e a vida" - "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" - Jesus nos afirma que ele estará sempre de mãos estendidas a nos ajudar, e nós, por falta de buscarmos o conhecimento cristão, preferimos as queixas, as insatisfações, revelando e expondo a nossa tamanha ignorância.

Irmãos, necessário se faz o trabalho incansável junto aos menos esclarecidos, divulgando e esclarecendo os ensinamentos das obras cristãs.

A gratidão quando expressada de forma sincera, torna-se também uma oração edificante aos ouvidos e aos corações daqueles que delas se beneficiam.

A gratidão expressada de forma sincera, revela o grau evolutivo de quem a verba-liza, revelando ali, as virtudes da caridade, da humildade, da compaixão, da serenidade, do equilíbrio, da simplicidade, mostrando a verdadeira face do ""homem de bem", que deseja verdadeiramente no seu íntimo, que tudo e todos que estejam ao seu alcance, se sintam envolvidos e agraciados por essa reparadora energia do Amor.

Que todas essas virtudes relatadas, sejam sempre as sementes por nós espalhadas em campos áridos, objetivando com isso a fertilização e a colheita que promoverá as mudanças necessárias rumo a Paz e ao equilíbrio do nosso planeta, contribuindo diretamente em nossa necessária evolução moral.

Em tudo, dai graças!

UEK - União espírita de Kardec - São Sebastião do Paraíso 23/09/2024

João Batista Brandão