ARMA FALSA

Andarilho é preso com arma de fogo falsa em Paraíso

Homem de 52 anos ameaçou colega depois de desentendimento na praça do Cemitério. Grupo fazia uso de bebida alcoólica
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 04-10-2024 13:54 | 224
Simulacro de pistola foi encontrada com o suspeito que vive em situação de rua.
Simulacro de pistola foi encontrada com o suspeito que vive em situação de rua. Foto: Divulgação

Um homem de 52 anos foi preso na noite de quinta-feira, 3, na Praça da Saudade, em São Sebastião do Paraíso, depois de ameaçar um indivíduo com um simulacro de arma de fogo. Suspeito e vítima faziam parte de um grupo de pessoas em situação de rua que estavam no local.

Segundo informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste, um grupo de seis homens fazia consumo de bebidas alcoólicas na praça do Cemitério quando, em determinado momento, dois deles passaram a se desentender. Um deles, então, sacou uma suposta pistola da cintura e colocou a arma na boca de seu desafeto, o ameaçando. O acusado é natural de Franca – SP.

Nessa hora, um agente da Guarda Civil Municipal de Paraíso, que atuava nas proximidades, avistou a cena e solicitou o apoio de outros guardas. Por se tratar de um caso com suspeito armado, o 43º Batalhão da Polícia Militar também foi acionado. Todos os homens do grupo foram revistados, sendo que com o suspeito foi encontrado um simulacro de arma de fogo.

O homem foi preso em flagrante delito e conduzido até a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso. O porte de simulacro de arma de fogo, por si só, não é tipificado como crime no Brasil. O Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) não prevê penalidades para a posse ou porte de armas de brinquedo, réplicas ou simulacros que não tenham capacidade de disparar projéteis. Portanto, a mera posse ou porte desses objetos não é considerada ilícita penalmente. Contudo, como o indivíduo utilizou o objeto para ameaçar o colega, ficou configurado o crime de "grave ameaça", que tem pena prevista de um a seis meses de detenção, além de multa.