Ou mudamos nós? Sou do tipo que ainda manda ‘flores’. Pelo sim ou pelo não vou arriscar: continuo mandando flores e o mundo mudou para pior. Mas, ainda planto rosas, sem espinhos e hortênsias e orquídeas, só para o gasto.
Que mundo é esse e o que fazer?
“Se pudéssemos mudar a nós mesmos, as tendências do mundo também mudariam. À medida que um homem muda sua própria natureza, também a atitude do mundo em direção a ele muda. Este é o mistério divino no Supremo. É uma coisa maravilhosa e a fonte da felicidade. Não precisamos esperar para ver o que os outros fazem”. (Para melhorar o mundo???).
É, mas quem disse isso foi simplesmente Mahatma Gandi. E, o sucesso não está apenas na conquista, mas em todo o percurso: a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e na vitória, propriamente dita.
Dele também, um advogado anticolonialista e especialista em ética política indiano. Celebre por sua liderança a não violência pela independência da Índia, foi uma das mais icônicas figuras do século XX. Talvez, ELE ‘Mahatma Gandi’, mudasse o mundo, para melhor!
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com