O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) “Maria Inês de Oliveira”, do Hemominas, em São Sebastião do Paraíso, começou a operar em julho deste ano e tem mantido a meta de doação prevista pela instituição. De acordo com a coordenação do órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 200 doadores passam pelo local todos os meses.
Adriano Lopes de Siqueira, coordenador-geral do PACE explica que o número de pessoas que procuram o posto para doar sangue é de 40 a 50 por semana, sendo que as bolsas arrecadas no período variam entre 30 e 35. “Estamos dentro da estimativa prevista pelo Hemominas”, afirma Siqueira, que ainda explica que as bolsas coletadas no PACE são encaminhadas para Poços de Caldas, “onde ocorre a separação dos hemo componentes e depois, seguem para o Hemonúcleo de Passos, onde são armazenadas”.
Ainda de acordo com o coordenador-geral, o sangue do tipo O negativo é o mais requisitado pelo Hemominas, pois é considerado doador universal, “mas todos os tipos são importantes”, reforça. O tipo sanguíneo em questão costuma ser utilizado nas alas de urgência dos hospitais, principalmente em pacientes gravemente acidentados, quando não há tempo hábil para se realizar a tipagem sanguínea antes de uma cirurgia de emergência.
Por falar em hospital, a Santa Casa de Paraíso chegou a realizar uma campanha em busca de doadores de sangue no município há algumas semanas. Siqueira explica que esses pedidos visam manter o estoque de reposição para pacientes que estão internados na instituição, e que o PACE tem trabalhado junto com a entidade na captação.
Questionado sobre possíveis campanhas para buscar novos doadores dentro do município, o coordenador-geral explica que uma captadora do posto tem realizado palestras de conscientização em empresas e escolas de Paraíso. Além disso, o trabalho será intensificado com campanhas em veículos de comunicação após o período eleitoral, encerrado no último domingo, 6. “As campanhas foram reduzidas devido às restrições do período eleitoral, mas serão retomadas em breve”, concluiu.
Informações sobre a coleta podem ser obtidas no PACE, localizado na Rua Pimenta de Pádua, nº 2.312, bairro Lagoinha.