Na madrugada de domingo, 13, um homem de 43 anos sofreu um disparo acidental de arma de fogo em um sítio localizado na zona rural de São Tomás de Aquino. O incidente ocorreu durante um encontro entre amigos, em que a vítima, manuseando uma pistola, disparou acidentalmente contra a própria perna direita.
O pai da vítima, de 67 anos, que estava próximo ao local, relatou ao 43º Batalhão de Polícia Militar que ouviu o disparo e, ao verificar o que tinha acontecido, encontrou o filho no chão, pedindo socorro. Os amigos que estavam presentes no momento do disparo informaram que o tiro, efetuado com uma pistola 9mm, foi acidental. Eles ajudaram a levar o homem ao hospital municipal de São Tomás de Aquino, mas deixaram o local logo em seguida.
A pistola utilizada no disparo, de origem estrangeira e com numeração raspada, foi apreendida pelas autoridades, assim como outros materiais, incluindo 19 munições intactas e três cartuchos deflagrados encontrados próximos ao local. O homem foi transferido para a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso devido à gravidade do ferimento e, até o momento, não pôde prestar depoimento.
A perícia técnica foi acionada, mas os trabalhos no local serão realizados posteriormente. O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais para apurar as circunstâncias do ocorrido e a origem da arma de fogo.
Logo que o tratamento médico termine e o homem envolvido no incidente receba alta, ele deverá ser encaminhado à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde será responsabilizado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Segundo o artigo 16 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), a pena para o porte ilegal de arma de uso permitido varia de três a seis anos de reclusão, além de multa.