ELEIÇÕES 2024

Roney Vilaça: o policial que quer fazer de Paraíso um modelo de segurança pública

Eleito com 1.710 votos, candidato do PSD assumirá como vereador com projetos voltados para a proteção de crianças, mulheres e a segurança
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 16-10-2024 09:23 | 531
Vilaça enxerga sua atuação na Câmara como oportunidade de aplicar sua experiência adquirida ao longo da carreira na PCMG
Vilaça enxerga sua atuação na Câmara como oportunidade de aplicar sua experiência adquirida ao longo da carreira na PCMG Foto: Divulgação

Roney Waldemar de Oliveira Vilaça, 41 anos, policial civil e professor, foi o segundo candidato mais votado nas eleições municipais deste ano em São Sebastião do Paraíso. Com 1.710 votos, o novo vereador tem como principal bandeira a segurança pública e um compromisso em transformar a cidade em referência estadual quando o assunto é proteção das famílias, crianças e mulheres.

Nascido e casado em Paraíso, Vilaça enxerga sua atuação na Câmara Municipal como uma oportunidade de aplicar, de maneira prática, a sua vasta experiência adquirida ao longo da carreira na Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo ele, sua trajetória profissional e os valores que defende o motivaram a entrar na política local. “Meu desejo é transformar São Sebastião do Paraíso numa cidade modelo na proteção das crianças, mulheres e famílias, quem sabe, uma das mais seguras do estado”, afirma.

Vilaça diz que não se deixou levar por expectativas durante o processo eleitoral. Ele acompanhou a apuração com serenidade, sem ansiedades, na companhia de seu filho mais novo. No entanto, reconhece que sua votação expressiva gerou surpresa em alguns setores políticos locais. “Creio que essa votação expressiva assustou muitos personagens do mundo político local”, diz. Para ele, o número de votos que recebeu reflete a importância que a população atribui à segurança pública e ao desejo por representantes comprometidos com o bem-estar social.

Para assumir o novo desafio como vereador, Vilaça tem se preparado intensamente. Além de estudar a lei orgânica do município e o regimento interno da Câmara, ele está focado em construir pontes com lideranças estaduais e federais para trazer mais recursos à cidade. “Tenho me colocado atento às demandas que chegam através da nossa comunidade”, destaca o vereador, que também possui especialização em combate à corrupção e fraudes em licitações.

Entre os projetos que Vilaça pretende apresentar na Câmara, o foco será a segurança. Ele planeja criar a Procuradoria da Mulher, órgão essencial para dar suporte às mulheres vítimas de violência. Também defende a criação de uma Delegacia da Mulher independente, que atenderia com mais eficiência essa parcela da população. Outra proposta é o desenvolvimento de um programa municipal de prevenção e combate ao abuso sexual infantil, um tema que ele considera urgente.

Além disso, o novo vereador pretende implementar um sistema de cercamento eletrônico com câmeras de inteligência artificial nos pontos mais sensíveis da cidade e zona rural, visando aumentar a segurança em áreas vulneráveis. Outro projeto é a criação de uma lei municipal para garantir a segurança escolar. “A temática da segurança pública alcança a todos, independente de classe social”, destaca Vilaça, que também pretende trabalhar na reformulação da Guarda Civil Municipal, tornando-a mais eficiente e preparada para lidar com as demandas da população.

Com um mandato que, segundo ele, promete ser marcado pela defesa da segurança pública e a transparência na fiscalização dos atos da administração municipal, Roney Vilaça chega à Câmara de São Sebastião do Paraíso determinado a fazer a diferença. “Tenho um compromisso com a nossa comunidade e com o bem social, e vou trabalhar incansavelmente para honrar os votos que recebi”.

Por fim, questionado sobre como acredita que será o relacionamento com seus colegas vereadores, Vilaça diz que espera um ambiente profissional de respeito, uma vez que, segundo ele, as últimas eleições deixaram claro para todos a necessidade de se recuperar a credibilidade do Poder Legislativo paraisense, aproximando a Casa da comunidade, dando publicidade aos atos administrativos, e apresentando pautas de interesse público a serem implementados. “Os poderes devem ser harmônicos e independentes entre si, a ninguém interessa ter um Legislativo fraco, não é saudável para a democracia. É plenamente possível haver uma parceria forte entre Executivo e Legislativo mantendo a autonomia da Câmara em trabalhar suas próprias pautas sem transparecer para a população a sensação de que se tornou um Poder meramente figurativo, responsável por apenas carimbar ações vindas do Executivo. É nesse sentido que vamos trabalhar e penso que todos tem a ganhar, sobretudo a população”, conclui o vereador eleito.