APC

AS MARIAS e maria

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Do leitor | 23-10-2024 00:03 | 342
Foto: Arquivo

Existem mais Marias de, do que Maria simplesmente, ambas significativas e comprometidas, seja religiosamente e ou intencional ou promessa, porém muito bonitas. Minha preferência, constato, por Maria e justifico, conheço muitas e todas fantasticamente muito bonitas em tudo. Mas as Marias de, inundam os cartórios de registros da população. Eis alguns: “Maria das Dores/ Maria da Conceição/ Maria Izabel/ Maria Rita/ Maria Aparecida/ Maria José/ Maria Cecília/ Maria Alice/ Maria   Elizabete/ Maria Flor/ Maria Elisa/ Maria Júlia/ Maria Luísa/ Ana Maria/ Maria do Rosário/ Maria Eduarda/ Maria da Glória/ Mariana/ Maria Gabriela/ Maria Madalena/ Maria da Penha/ Maria Bernadete/ Maria Helena”.

E Maria sozinho, simplesmente. Maria é um nome clássico entre os pais brasileiros! Seja pelo significado gracioso ou pela facilidade em combiná-lo, o nome é um clássico há séculos, seja sozinho ou em nomes compostos.

O fato é que a opção não sairá de moda tão cedo. Sua origem hebraica além de se referir à personagem bíblica Virgem Maria além da simbologia de senhora soberana e a que tem a pureza.

E para dizer que falei de “flores” para as Marias, pois as rosas não falam, não como na canção de ‘Cartola’: Queixo-me às rosas/ Que bobagem as rosas não falam/ Simplesmente as rosas exalam/ O perfume que roubam de ti, Marias... Outro que cantou e encantou as Marias, Milton Nascimento em Maria, Maria é um dom, uma certa magia/ Uma força que nos alerta/ Uma mulher que merece viver e amar/ Como outra qualquer do planeta. Como as Marias, Maria!  

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com