Restaurado
Será inaugurada às 15h30 de sexta-feira, 1.º de novembro, a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de São Tomás de Aquino, rua Alves de Figueiredo, 177. O prédio é histórico, e por anos foi o Hotel Municipal. O imóvel foi restaurado pela administração municipal, sendo uma reivindicação de longa data de aquinenses.
Atropelamento
Na manhã de ontem um ciclista precisou de atendimento médico depois de ser atingido por uma caminhonete na rotatória na avenida Wenceslau Braz, próximo à estação de tratamento e escritório de atendimento da Copasa. É o segundo acidente naquele local em menos de um mês. Socorrido pelos bombeiros e SAMU o jovem de 17 anos foi conduzido para a Santa Casa. A Polícia Militar ressalta a necessidade de atenção redobrada às sinalizações em rotatórias e outros pontos de cruzamento.
Fogo no lixão
Em rede social, na página “Delírios Lúcidos do Biju” postagens foram feitas por internautas comentando sobre o “lixão que pega fogo há mais de mês”, e com a seguinte “reflexão”: “Antes da chegada da chuva, o fedor pairava todas as tardes, e foram mais de 20 dias inalando o cheiro daquela fumaça, provavelmente tóxica, devido a tanta coisa diferente que é descartada em conjunto. Para a saúde, péssimo”.
Seguir padrão
Prosseguindo a internauta acrescenta: “Outra questão que eu soube é que lixões deveriam seguir um padrão de despejo dos resíduos. Como se devesse ser aberto enorme espaço para ser colocada uma quantidade x de resíduos e de tempo em tempo, depositar terra sobre essa quantidade, para depois, depositar mais lixo sobre essa terra. Como que em camadas. Se assim o fosse, não haveria tanto lixo queimando, pois num determinado momento, o fogo chegaria na terra”.
“Precisa de atenção”
E arremata: “Espero que a chuva em abundância consiga cessar essa situação péssima para nossa saúde e para o meio ambiente. E quem sabe sirva de lição para todos nós sobre nossa forma de lidar com nosso lixo, e inclusive para as autoridades com relação àquele local que merece e precisa de atenção”.
“Piorou”
A postagem foi compartilhada por outra internauta: “Sou moradora aqui vizinha do “lixão”, digo lixão porque faz muito tempo que o lixo não estava sendo enterrado, e agora aí essa tragédia. Já faz mais de um mês que estamos respirando esta fumaça tóxica. Com as chuvas piorou o cheio da fumaça. É um cheiro ardido, arde o olhos e a garganta, e quem mora mais próximo tem que ficar o dia todo de máscara.
“Gente doente”
Agimos errado, devíamos ter levado fiscais do meio ambiente lá. O suposto aterro pegou fogo na noite do dia 20 de setembro. Deveríamos ter impedido de levar lixo para lá já no dia seguinte. Como o fogo vai apagar, se a toda hora chega lixo lá”, questiona, e aponta que “tem muita gente doente com isso, pneumonia, problemas nos olhos, tosse etc”.
Abstenção
De acordo com o TSE, em São Sebastião do Paraíso são 51.962 eleitores, dos quais 36.498 foram às urnas, o que significa abstenção em torno de 30% - pois 15.464 não compareceram para votar. Números acima da média nacional que no primeiro turno que de acordo com o TSE ficou em 21,68% no primeiro turno e 29,26% no segundo. Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE afirmou que a Justiça Eleitoral fará pesquisa para descobrir as causas das abstenções, e tentar reduzir o não comparecimento nas próximas eleições, em 2026.
Justificar
Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral. A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição).
Oportunidades
Para quem está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, a ACISSP/CDL São Sebastião do Paraíso informa que irá promover no dia 9 de novembro em sua sede na Avenida Oliveira Rezende, 1350, o Feirão de Empregos. Diversas empresas estarão presente disponibilizando vagas e novas perspectivas para quem busca crescimento profissional.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 30 de outubro de 1927 o Correio Paulistano publicou matéria sobre “exibição do filme de divulgação dos cafezais do Coronel José Honório Vieira, conhecido como “Rei do Café de Minas” no pavilhão Palácio das Indústrias, reservado aos produtores mineiros, por ocasião do Bicentenário do Café no Brasil. Conforme o jornal, a projeção do “interessantíssimo programa de filmes cinematográficos, focalizando aspectos da terra mineira foram acompanhados por magnífica orquestra, e gratuito o ingresso no salão de exibições. (Do livro Efemérides Paraisenses).