No dia 16/10, aconteceu, na sede na APC, a primeira reunião acadêmica da Academia Paraisense de Cultura (APC), sob a coordenação da nova diretora (biênio 2024/2026), que tem como lema: “Histórias e Tradições”.
A mestre de cerimônias, Edyna Maldi Borges, conduziu o ensejo com maestria. O evento contou com uma significativa palestra do acadêmico Luiz Ferreira Calafiori, que fez uma retrospectiva da história da Academia, desde sua criação até os dias atuais. Ele mencionou o fundador da entidade, saudoso Olavo Borges, a quem agradeceu sobremaneira. Ademais, destacou as primeiras reuniões, o currículo dos primeiros acadêmicos efetivos, o empenho e a atuação notável dos Irmãos de Alma, explicitando o amor que dedicam à Casa Paraisense que possui a função de propagar a arte, a cultura, os costumes, as tradições, a história, a fim de deixar vivos, na memória, os feitos dos povos que nos constituem, bem como intensificar o movimento artístico-cultural do nosso município.
A noite foi coroada por uma singela apresentação da música “Ao mestre com carinho”, feita pelo acadêmico Alexandre Cavallero, e pela exímia participação do Coral Lucas Bertucca Filho, que cantou a música “Andanças”, números que emocionaram os presentes.
O presidente, André Mirhib Cruvinel, externou sincera gratidão pela oportunidade de prosseguir o trabalho à frente da estimada APC.
(por Marília Neves, membro da APC)