POLEPOSITION

F1 chega indefinida em Interlagos

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 02-11-2024 04:00 | 183
Verstappen X Norris. Diferente de 2022 e 2023, F1 chegou indefinida em Interlagos
Verstappen X Norris. Diferente de 2022 e 2023, F1 chegou indefinida em Interlagos Foto: Divulgação

A F1 chegou ao Brasil procedente de uma corrida movimentada no México com a vitória de Carlos Sainz, com a Ferrari, seguido por Lando Norris que sobreviveu às presas de Max Verstappen e ainda tirou de Charles Leclerc o que poderia ter sido a segunda dobradinha consecutiva da equipe italiana.

No México, Verstappen finalmente conhe-ceu a canetada dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo que por inúmeras vezes o poupou de punição, mas desta vez não havia como deixar passar batido as manobras selvagens contra o oponente ao título, Lando Norris. Os 20 segundos de punição que levou pela agressividade nas curvas 4 e 8 saiu barato para Verstappen ao terminar em 6º, já que ficaremos sempre com a interrogação de que se não tivesse atrasado Norris ao força-lo para fora da pista, talvez de propósito, o adversário na luta pelo título pudesse ter vencido a corrida, já que no final do GP o ritmo de sua McLaren era melhor que o das duas Ferrari?

Apesar de tudo isso, Verstappen perdeu apenas 10 pontos em relação a Norris, que agora está em 362 a 315 (47 pontos) e restam somente 4 corridas e duas sprints para terminar o campeonato e Norris terá que descontar em média de 12 pontos por corrida. Ou seja, em condições normais, Verstappen leva o tetracampeonato para a Holanda, ao passo que Norris vai precisar de muita luta e uma dose de sorte com uma possível quebra de Verstappen para equilibrar um pouco as coisas. O problema é que desde o GP dos Estados Unidos, Verstappen passou a ter um aliado (indiretamente) forte jogando a seu favor: a Ferrari. Sainz já não tem mais chances matemáticas de conquistar o campeonato, e as de Leclerc são remotas (71 pontos atrás), mas o crescimento tardio da Ferrari vem causando obstáculos para Norris. No Mundial de Construtores a Ferrari assumiu a 2ª posição ao superar a Red Bull e está apenas 29 pontos atrás da McLaren. 

Com a falta de competitividade da Red Bull, a Ferrari passa a ser uma aposta de Verstappen para tirar pontos de Norris nesta reta final de temporada. E olha que estatística curiosa: ano passado, Verstappen emplacou uma sequência de 10 vitórias consecutivas entre os GPs de Miami e da Itália. Agora já são 10 corridas consecutivas que ele não vence – a última vitória foi no GP da Espanha, em maio.

Do outro lado da garagem da Red Bull, Sergio Pérez, cada vez mais com os dias contados na equipe, trouxe na bagagem para São Paulo o pesadelo que viveu em seu GP caseiro na semana passada ao falhar no primeiro bloco da classificação (Q1). Largou de 18º, parou seu carro fora da posição correta de largada, recebeu 5 segundos de punição por isso, e terminou em último, uma volta atrás do vencedor. Pérez tem contrato com a Red Bull até 2026, renovado em maio, mas há cláusulas de desempenho e a essa altura dos acontecimentos não é exagero apostar que ele nem termine o campeonato. Christian Horner disse “chega um momento em que decisões difíceis precisam ser tomadas”.

E a falta de resultados de Pérez tem sido crucial para a Red Bull no campeonato de construtores. Ano passado, só com os pontos de Verstappen já seriam suficientes para garantir o título para a Red Bull entre as equipes. Aos trancos e barrancos, Pérez terminou o ano como vice-campeão. Nesta temporada ele é o 8º colocado - último entre os pilotos das quatro equipes principais da F1 e o único entre eles que não venceu nenhuma corrida. Nos últimos quatro Grandes Prêmios Pérez marcou apenas 6 pontos. A Haas, equipe do fundo do grid, somou 18 nesse mesmo período!

Diferente de 2022 e 2023, desta vez a F1 chegou em Interlagos com os campeonatos de Pilotos e de Construtores totalmente indefinidos. A pista que sempre proporciona boas corridas com ou sem chuva passou por recapeamento completo, o que poderá movimentar ainda as disputas com a Pirelli disponibilizando pneus mais macios do que os utilizados no ano passado, e os pilotos tiveram apenas um treino livre para conhecer o desgaste já que este é um fim de semana de Corrida Sprint.

A programação do GP de São Paulo tem a Sprint neste sábado às 11h e a classificação para o Grande Prêmio às 15h. No domingo a largada para a 20ª etapa do Mundial acontece às 14h e a cobertura completa estará no site do Jornal do Sudoeste em: www.jornaldosudoeste.com.br