POLEPOSITION

Cinco bandeiras vermelhas causadas por acidentes na pista molhada e escorregadia e a corrida terá vários carros largado fora de posição

Lando Norris faz a pole em acidentada classificação para o GP de São Paulo
Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 03-11-2024 10:04 | 204
Lando Norris conquista a 8ª pole position da carreira
Lando Norris conquista a 8ª pole position da carreira Foto: F1

A chuva de proporções bíblicas que caiu na tarde de sábado há menos de uma hora para o início da classificação jogou para o domingo todo o restante da programação do GP de São Paulo. Depois de vários adiamentos até perto do horário do pôr do sol a F1 tentou realizar a prova de classificação, mas a visibilidade era muito ruim e havia muita água na pista. Nessas condições não há muito o que fazer, principalmente por medidas de segurança.

Foi um balde d "água no público que já estava molhado em Interlagos, principalmente para aqueles que enfrentaram problemas nas filas antes de entrar no autódromo e perderam a corrida Sprint vencida por Lando Norris que havia acontecido horas antes. Lewis Hamilton aproveitou enquanto o CEO da F1, Stefano Domenicali falava ao vivo para a F1TV para dar uma alfinetada: “Ó, isso é ridículo, dê pneu melhor para a gente que a gente corre”!

Mas o problema não está apenas nos pneus, a configuração aerodinâmica dos carros atuais, muito mais rentes ao asfalto por conta do efeito solo, juntamente com os pneus de chuva extrema que dispersam muita água, e quanto mais dispersam, mais spray levanta, prejudicando muito a visibilidade de quem vem atrás. É por isso que de alguns anos para cá a F1 vem enfrentando muitas dificuldades para correr sob chuva mais intensa.

O domingo amanheceu chuvoso em São Paulo, embora com condições muito melhores que as de sábado à tarde. A classificação foi realizada às 7h30 da manhã e a corrida que aconteceria no horário previsto às 14h, foi adiantada para as 12h30 para evitar maiores transtornos diante da previsão de mais chuva no final da tarde.

Porém, foi uma classificação caótica com 5 bandeiras vermelhas causadas por acidentes. O primeiro foi causado pelo argentino Franco Colapinto, com a Williams no primeiro bloco, o Q1. No Q2, Carlos Sainz estampou a Ferrari na segunda perna do S do Senna. Pouco depois foi a vez de Lance Stroll bater a Aston Martin quando faltava menos de um minuto para o encerramento do Q2. Mesmo assim, seu tempo o levaria ao Q3. A bandeira vermelha causada por Stroll impediu que Max Verstappen pudesse completar sua volta rápida e o líder do campeonato ficou em 12º e terá que pagar uma punição de 5 posições no grid por ter trocado o motor de combustão de seu Red Bull.

Não terminou aí. Na metade do Q3, Fernando Alonso também bateu forte com a outra Aston Martin. E para terminar, Alex Albon destruiu a outra Williams quando tinha o segundo melhor tempo.

Lando Norris, da McLaren, sobreviveu às condições caóticas da classificação e fez a pole position com 1min23s405, seguido por George Russell, com a Mercedes, ficou em 2º, com o surpreendente Yuki Tsunoda, da RB Racing, em 3º.

Esteban Ocon, Liam Lawson, Charles Leclerc, Alex Albon. Oscar Piastri, Fernando Alonso e Lance Stroll completam os dez primeiros colocados do grid. Resta saber se os mecânicos terão tempo de reconstruir os carros destruídos com pouco mais de 3h para a largada da corrida.

É possível que o grid não seja composto por todos os 20 carros e alguém fique de fora. De qualquer forma é um elemento a mais para a corrida que deverá ser realizada com chuva e terá vários carros largando fora de posição, entre eles Verstappen provavelmente de 17º. São boas as chances de Lando Norris descontar muitos pontos do líder do campeonato.