“Tem me preocupado muito, até por estar na urgência e emergência da UPA, é a quantidade de acidentados que temos recebido. Acho que temos que começar a pensar no trânsito de São Sebastião do Paraíso”, disse a vereadora Cidinha Cerize na sessão ordinária da Câmara, segunda (4/11).
Pessoas pedem lombadas. Com serviço de asfalto, tirar buracos das ruas, condutores de veículos passaram a acelerar mais. Existem algumas determinações sobre colocação de lombadas, sobre argumento que são empecilhos para veículos que prestam socorro, ambulâncias, Corpo de Bombeiros. Mas a gente tem que estudar propostas que não sejam quebra-molas. Redutores de velocidade com monitoramento.
Cidinha mencionou pedidos de quebra-molas na rua São Judas e Rui Barbosa, feito por morador no Parque São Judas Tadeu, que conforme nota publicada pelo Jornal do Sudoeste, depois de asfaltadas “virou pista de Fórmula 1”, e na última semana, foi registrado mais um atropelamento, desta vez, próximo à quadra de esportes.
A vereadora explicou que na rua dos Antunes, cruzamento com a rua Tenente José Joaquim, “quinzenalmente há acidentes”. “Educação para o trânsito, precisamos mesmo de uma política voltada para fiscalização do trânsito”, sugeriu. Cidinha ressaltou que o perigo aumenta no período chuvoso. “Será que não podem andar mais devagar, ultrapassar pelo lado esquerdo, será que não podem ter um pouco mais de paciência”, questionou, ao sugerir “medidas eficazes para haver diminuição nos acidentes.
O vereador Marcos Vitorino (Marcão) lembrou do número de acidentes que aconteciam na avenida Zezé Amaral, inclusive com algumas vítimas fatais. “Após a colocação do radar, não me lembro da ocorrência de acidentes naquele local”. Com certas medidas quando acontecem, o pessoal “chia” um pouquinho, reclamam, como ocorreu com a instalação do radar. Afirmo que foi a solução do problema, disse Marcão.
“O que vamos pensar para São Sebastião do Paraíso para disciplinar o trânsito”, questionou, Cidinha. “Do jeito que está, o número de vítimas é algo incrível, vocês não conseguem imaginar”, concluiu.
Cidinha sugeriu o envio de ofício ao prefeito Marcelo Morais, indicando estudo para colocação de quebra-molas nas ruas São Judas Tadeu, Rui Barbosa e dos Antunes. A indicação, aprovada pelo plenário, vai também assinada pelo presidente, José Luiz das Graças, vereadores Marcos Vitorino.