Trabalho
Vereador Toninho Picirilo na sessão da Câmara, segunda (4). disse que Paraíso está com deficiência no campo do trabalho. Não há profissionais, falta mão de obra desde a mais simples a ser executada, quanto as de grandes profissionais qualificados, afirmou.
Buscas empresas
Sugeriu que é preciso montar uma comissão formada pelo Legislativo, Executivo e a classe empresarial, para buscar mais empresas para o município paraisense. Picirilo defendeu a necessidade de uma política mais consistente voltada para a valorização dos empresários e melhor remuneração aos trabalhadores.
Extrema importância
O vereador Marcos Vitorino (Marcão da Ambulância), concordou com Picirilo, e ressaltou ser assunto de extrema importância. Observou que em seu primeiro mandato tinha pastas de currículos de pessoas que o procuravam, solicitando ajuda para conseguirem entrar no mercado de trabalho, e muitas vezes não conseguiam. Houve uma inversão, hoje são empresários que nos procuram, pedindo indicações de pessoas para suprir suas necessidades de mão de obra, e isto ocorre em todas as áreas, explicou.
Questão salarial
Marcos Vitorino citou que no ano passado reuniões foram realizadas com a participação de um sargento instrutor do Tiro de Guerra, que se mostrava preocupado com o fato de que jovens concluíam o serviço militar sem expectativas de conseguir trabalho em Paraíso, justamente por conta da questão salarial. “Infelizmente o teto salarial é baixo, e há dificuldade em se “segurar” o colaborador na empresa, porque cidades na região, principalmente no Estado de São Paulo, oferecem propostas melhores.
Mais frequência
Prosseguindo, Marcos disse que juntamente com os vereadores Luiz de Paula, Lisandro Monteiro, e o presidente da Câmara, José Luiz das Graças, participou de reunião na ACISSP, que tratou justamente da escassez da mão de obra no município. “É um assunto que precisamos tratar com mais frequências, com empresários, com a Associação Comercial, Sebrae, Executivo, para char solução para este problema crônico”, salientou.
Contrapôs
Em aparte, a vereadora Cidinha Cerize contrapôs que o valor recebido por funcionários regidos pela CLT na realidade custa o dobro para o empregador por conta de impostos e encargos, férias, 13.º salário. Ela defendeu um projeto, um plano “de cima para baixo”, rápido, “porque está sendo criada a cultura do subsídio, do miserável, do viver do pouco, mas sem esforço. Acho que falta vontade, empenho, dedicação de alguns profissionais para que possam estar no mercado”.
Por um dia
Alunos do 5.º Ano da Escola Municipal São José, de São Sebastião do Paraíso, participantes do Projeto “Vereador por Um Dia”, enviaram à Câmara Municipal ofício no qual fazem elencaram algumas solicitações. Sugerem “mais postos de saúde no município e melhorias no atendimento hospitalar. Melhorias nas escolas, especialmente na quadra e teto da Escola Municipal São José, que apresentam goteiras, sejam plantadas mais árvores no município, melhorar o ensino”, e por derradeiro, “seja construída uma quadra na pracinha, ao lado da Escola São José. Solicitaram apoio dos vereadores a estas demandas.
Recorrente
No cruzamento das ruas dos Antunes e Tenente José Joaquim foi registrado acidente na manhã de segunda-feira (4). O casal que estava em um Fiat Uno se feriu e foi socorrido pelos bombeiros. O carro ficou com as rodas para o ar. Em pouco tempo é o segundo acidente grave naquele local onde veículos tem passado em alta velocidade.
Quebra-molas
Por iniciativa da vereadora Cidinha Cerize, dos vereadores José Luiz das Graças (presidente) e Marcos Antônio Vitorino (Marcão) a Câmara Municipal enviou ao chefe do Executivo, ofício no qual indicam seja feito estudo para implantação de quebra-molas nas ruas São Judas, Rui Barbosa, e dos Antunes que apresentam grande fluxo de veículos, em alta velocidade, o que tem resultado em incidentes e maior exposição ao risco a moradores e pedestres.
MEMÓRIA PARAISENSE
Em 4 de novembro de 1935 as portas do primeiro Cine Teatro São Sebastião se abriram para ajudara a contar a história da sétima arte em São Sebastião do Paraíso. Em sua edição comemorativa ao 9.º aniversário, publicada em 1943, o jornal “O Liberal” destacou o 8.º aniversário da referida casa de espetáculos, fundada em substituição ao antigo Cine São Carlos. A empresa Eichemberger Filho era a concessionária do Cine Teatro São Sebastião. (Do livro Efemérides Paraisenses).
O mais votado
Em entrevista que o “JS” publica nesta edição, o vereador mais bem votado Paulo César de Souza (Tatuzinho) que obteve 1.745 votos, disse que volta com a certeza de que continuou fazendo seu trabalho nos quatro anos que esteve sem mandato. “A prova disso foi a votação expressiva e o reconhecimento da população, disse. Tatuzinho exerceu mandato entre 2017 e 2020 e candidatou-se a vice-prefeito na chapa encabeçada por Gender Brigagão.